MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mulher será indenizada após ser exposta sem autorização no Street View
Direito de imagem

Mulher será indenizada após ser exposta sem autorização no Street View

Para o colegiado, houve violação ao direito de imagem, pois foi registrada enquanto a mulher tomava banho de sol dentro de casa.

Da Redação

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Atualizado em 2 de setembro de 2022 07:53

A 3ª turma recursal dos juizados especiais do DF manteve a sentença que condenou a Google Brasil Internet a indenizar uma mulher, cuja imagem foi registrada enquanto tomava banho de sol dentro de casa. O registro foi disponibilizado na plataforma "Google Maps - Street View". Para o colegiado, houve violação ao direito de imagem.  

Narra a autora que, em outubro de 2021, soube que a plataforma do Google Maps expôs no Street View imagens flagradas, quando tomava banho de sol na garagem de casa. Diz que a imagem foi compartilhada entre amigos e vizinhos, o que teria causado constrangimento. Defende que teve direitos de personalidade violados por conta da conduta ilícita da ré de ter registrado imagens. Pede para ser indenizada.

Decisão do 2º JEC de Ceilândia/DF condenou a ré a indenizar a mulher pelos danos morais. A Plataforma recorreu sob o argumento de que não houve violação ao direito de imagem da autora e nem conduta ilícita capaz de ensejar a condenação. Informa ainda que não usou a imagem de forma comercial ou de forma que a autora fosse ridicularizada. Diz ainda que a imagem aparece sem identificação do rosto.

 (Imagem: Mateus Bruxel/Folhapress)

Mulher receberá a quantia de R$ 3 mil a título de danos morais.(Imagem: Mateus Bruxel/Folhapress)

Na análise do recurso, a tuma destacou que "a importante função social desempenhada pela ferramenta Street View deve ser exercida sem violação do direito à imagem de terceiros". O colegiado lembrou que caberia a ré, como desenvolvedora da plataforma, usar sistemas com mecanismos capazes de identificar e borrar quem aparece nas imagens disponibilizadas no Street View para evitar a violação do direito à imagem.

"Apesar de ré sustentar a regularidade da disponibilização, constata-se que, no caso concreto, a imagem da autora, além de estar vinculada ao seu endereço, foi registrada quando ela se encontrava no interior de sua residência, o que, ao contrário da tese recursal, possibilitou a sua identificação." 

O colegiado lembrou ainda que a mera publicação não autorizada de imagem configura violação do direito à imagem, a atrair a responsabilização pelos danos morais.

"Para além disso, necessário considerar que a imagem foi registrada quando a autora tomava sol no interior de sua residência, o que, certamente, causou-lhe constrangimentos, angústias, humilhação, aborrecimentos, desgastes e extremo sofrimento psicológico que ultrapassam o âmbito dos meros dissabores do cotidiano, de modo a subsidiar a condenação da ré ao pagamento de indenização por danos morais."

Dessa forma, a Turma manteve a sentença que condenou a Google Brasil a pagar a autora a quantia de R$ 3 mil a título de danos morais. A decisão foi unanime.

Processo: 0701260-27.2022.8.07.0003

Informações: TJ/DFT

Patrocínio

Patrocínio Migalhas