MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Testamento de D. Pedro I foi item mais procurado do STF em agosto
Biblioteca digital

Testamento de D. Pedro I foi item mais procurado do STF em agosto

A grande procura no acervo foi atribuída às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil.

Da Redação

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Atualizado em 8 de setembro de 2022 10:07

O item mais pesquisado na biblioteca digital do STF no mês de agosto foi o "Testamento de sua Magestade Imperial D. Pedro, Duque de Bragança". O testamento do imperador Dom Pedro I teve 753 acessos de usuários diferentes.

A Gedod - Gerência de Conteúdos Digitais, da CBIB - Coordenadoria de Biblioteca, atribui a alta demanda à chegada do coração de Dom Pedro I ao país, como parte da comemoração do bicentenário das Independência do Brasil. Conservado em formol, há 187 anos, o órgão foi trazido da cidade do Porto, em Portugal, onde é guardado na igreja de Nossa Senhora da Lapa, e chegou ao Brasil em 22/8.

Uma curiosidade apontada pela Gedod é que, apesar de a manutenção do coração na cidade do Porto ser considerado um dos últimos pedidos do imperador, essa informação não consta do seu testamento.

Todos os meses, a Gedod analisa os dados de acesso à biblioteca digital do STF (usuários, tempo de permanência no portal, etc.) e verifica tendência de busca a partir dos itens mais acessados. A avaliação tem o objetivo de entender o comportamento de busca dos usuários para que a equipe possa priorizar os futuros trabalhos de digitalização de coleções que estejam em domínio público.

De acordo com a gerência, a avaliação demonstra, geralmente, algumas tendências de acesso acentuadas por notícias do Portal do STF e da intranet do tribunal.

 (Imagem: divulgaçao / Arte Migalhas)

Migalhas preparou uma série de matérias para falar do momento histórico que cerca o 7 de setembro de 1822.

Confira:

(i) A chegada da Família Real, em 1808, e de como isso fomentou o clima de Independência;

(ii) O movimento subversivo, inspirado nas ideias iluministas, considerado um dos principais estopins da Independência: a Revolta Pernambucana;

(iii) Em 1822, em janeiro daquele ano, era mesmo para o "bem do povo" o Dia do Fico;

(iv) Como nasceu a Independência da Bahia, em fevereiro;

(v) Independência do Brasil foi muito mais burocrática do que heroica; e,

(vi) Independência: Comemoração adquiriu ares políticos ao longo do anos.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...