MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juíza obriga banca a reconvocar candidata aprovada que perdeu o prazo
Concurso público

Juíza obriga banca a reconvocar candidata aprovada que perdeu o prazo

Para magistrada, o período concedido pela banca para manifestação de interesse na vaga foi insuficiente e feriu o princípio da razoabilidade e da proporcionalidade.

Da Redação

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Atualizado em 21 de outubro de 2022 09:58

A juíza de Direito Luisa Helena Carvalho Pita, da 2ª vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto/SP, determinou que banca reabra o período de manifestação de interesse em vaga de concurso público para aprovada que perdeu o prazo.

Uma mulher, aprovada em concurso, foi à Justiça pedir a reabertura do prazo da convocação para vaga, referente ao cargo de agente de administração do quadro do município de Ribeirão Preto, alegando ter sido curto, e que isso fez com que ela não conseguisse se apresentar no período estipulado.

No caso dos autos, a juíza constatou que há elementos que evidenciam a probabilidade do direito, pois o edital do concurso público em questão estabelecia o seguinte sobre a convocação para nomeação:

"14.1. A convocação mencionada no item 14 ocorrerá por publicação no Diário Oficial do Município de Ribeirão Preto e poderá, também, a critério da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, ser informada por meio de mensagem eletrônica (e-mail).

14.2. A informação da convocação, por meio de correspondência direta, referida no subitem 14.1, deste Capítulo, terá CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO E NÃO SERÁ OFICIAL, devendo o candidato acompanhar a publicação na Imprensa Oficial do Município de Ribeirão Preto."

 (Imagem: Freepik)

Justiça determina que banca reabra prazo de manifestação de interesse em vaga.(Imagem: Freepik)

O edital de chamamento foi publicado no Diário Oficial do município de Ribeirão Preto/SP em 27 de junho de 2022, convocando aprovados para manifestar interesse na vaga até 30 de junho de 2022. A banca, ademais, enviou, em 28 de junho de 2022, e-mail à mulher convocando-a para nomeação.

De acordo com a magistrada, é possível afirmar que o prazo concedido pela banca para manifestação de interesse na vaga é insuficiente, e fere o princípio da razoabilidade e proporcionalidade.

O perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo, por outro lado, afirma a juíza, decorre da exclusão provavelmente injusta do certame, tirando o direito subjetivo da autora a assumir cargo público para o qual foi regularmente aprovada após realização de concurso público.

Dessa maneira, a magistrada determinou que a banca reabra o prazo de manifestação de interesse na vaga do concurso em questão para a aprovada.

Os advogados Ricardo Duarte Jr e Raphael de Almeida, do escritório Duarte & Almeida Advogados Associados, atuam no processo.

Consulte a liminar.

Duarte & Almeida Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA