MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cliente consegue liminar para cessar descontos de banco em benefício
Previdência

Cliente consegue liminar para cessar descontos de banco em benefício

Consumidor alega não ter contratado empréstimo com reserva de margem consignável, mas, sim, empréstimo consignado.

Da Redação

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Atualizado às 08:05

O juiz de Direito Isaías Vinícius de Castro Simões, da Itaparica/BA, em liminar, determinou que banco suspenda desconto em benefício previdenciário de cliente que alega não ter contratado empréstimo com reserva de margem consignável, mas, sim, empréstimo consignado.

Trata-se de ação movida por consumidor contra banco em que alega que tomou conhecimento de descontos em seus benefícios previdenciários, mas nega ter realizado com a instituição financeira contrato de empréstimo com reserva de margem consignável, tendo contratado, na verdade, empréstimo consignado.

Ao analisar o caso, o magistrado observou que, conforme expressa negativa do consumidor da existência da contratação e, portanto, da dívida, resta consolidada a prova inequívoca do quanto alegado, propiciatória ao pleno convencimento da presença da probabilidade do direto, exigida pelo art. 300 do CPC.

"Quanto ao perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo, é presumível, por conta dos transtornos que causam os descontos indevidos de serviços não contraídos."

Diante disso, deferiu o pedido de tutela de urgência para determinar que o banco proceda a suspensão dos descontos nos benefícios previdenciários.

 (Imagem: Freepik)

Banco deve parar de descontar parcelas de benefício previdenciário.(Imagem: Freepik)

O escritório Guedes & Ramos Advogados Associados atua no caso.

Veja a decisão.

Guedes & Ramos Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas