MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Município pagará direitos autorais ao Ecad por evento sem autorização
Direitos autorais

Município pagará direitos autorais ao Ecad por evento sem autorização

O relator ressaltou que o evento ocorreu sem a prévia quitação da obrigação.

Da Redação

sábado, 24 de setembro de 2022

Atualizado às 08:09

1ª câmara Cível do TJ/ES negou provimento a recurso interposto pelo município de Boa Esperança/ES contra sentença que condenou o ente municipal a pagar ao Ecad - Escritório Central de Arredação e Distribuição o valor de R$ 8 mil, referente aos direitos autorais em evento realizado na cidade sem autorização prévia da instituição. 

 (Imagem: FreePik)

TJ/ES mantém sentença que condenou município a pagar direitos autorais.(Imagem: FreePik)

No processo de primeira instância, o juiz também concedeu tutela específica para proibir a realização e promoção de execuções públicas de obras musicais sem a prévia autorização do Ecad, sob pena de multa diária fixada em R$ 5 mil, em favor do requerente.

Em grau de recurso, o desembargador substituto Lyrio Régis de Souza Lyrio, observou que o art. 110 da lei 9.610/98 estabelece expressamente que os proprietários dos locais onde são realizados eventos públicos em que são utilizadas obras teatrais e composições musicais, entre outras, respondem solidariamente pela violação dos direitos autorais.

Nesse sentido, a decisão considera que "o município, como proprietário do local onde foi realizado o evento, deveria ter cumprido seu dever de fiscalização e verificado se todas as regulamentações estavam sendo observadas, inclusive a obrigação de pagar ao ECAD os valores referentes aos direitos autorais prevista na lei 9.610/98".

Assim sendo, ao considerar que o evento ocorreu sem a prévia quitação dos direitos autorais, o relator entendeu impossível afastar a responsabilidade solidária do município, sendo tal entendimento acompanhado pelos demais desembargadores.

Confira aqui a decisão.

Informações: TJ/ES.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS