MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Operadora de saúde não pode cancelar plano de paciente em tratamento
Acesso à saúde

Operadora de saúde não pode cancelar plano de paciente em tratamento

Menor que necessita de assistência domiciliar 24 horas, cuidados e procedimentos como gastrotomias, traqueostomia, administração de medicamentos e curativos, teve plano cancelado após operadora ser adquirida por outra empresa.

Da Redação

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Atualizado às 11:33

O juiz de Direito Carlos Antônio da Costa, da 3ª vara Cível de São Paulo/SP, concedeu liminar determinando que operadora de saúde não cancele a assistência coletiva e que continue disponibilizando serviços de home care a menor diagnosticado com encefalopatia crônica e epilepsia

De acordo com os autos, o menor necessita de assistência domiciliar 24 horas e cuidados médicos e de enfermagem para realização de procedimentos como gastrotomias, traqueostomia, administração de medicamentos e curativos.

Não obstante, a operadora de assistência à saúde da qual o menor era beneficiário foi adquirida por outra empresa do mesmo seguimento, sendo que esta pretendia cancelar todos os convênios de adesão. Fato que fez com que a mãe buscasse outra vez no Judiciário pedindo a manutenção do convênio e, consequentemente, dos tratamentos do menor, cuja decisão anterior foi no sentido de que a operadora de assistência à saúde não poderia cancelar o plano e, nem mesmo, interromper os tratamentos.

 (Imagem: Pexels)

A operadora de assistência à saúde não poderia cancelar o plano e, nem mesmo, interromper os tratamentos do menor.(Imagem: Pexels)

Na análise dos autos, o magistrado considerou que os documentos evidenciam a probabilidade do direito à manutenção do plano de saúde almejada por conter presentes o perigo de dano e o risco ao resultado útil do processo, caso o pedido seja concedido tardiamente.

Nesse sentido, concedeu a liminar e, consequentemente, determinou que a operadora não cancele o plano de assistência à saúde coletivo, devendo continuar disponibilizando ao menor os serviços de home care até o julgamento.

Atuou no caso a advogada Weslaine de Sousa Peres, do escritório Vieira Tavares Advogados, que destacou a presteza na prestação jurisdicional do juízo, pela capacidade de "garantir o direito a saúde e a integridade física do menor, eis que, em menos de 24 horas, deferiu a liminar determinando a manutenção do plano e, ato contínuo, dos tratamentos ao autor".

Veja a decisão liminar.

Vieira Tavares Advogados

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas