MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ vai julgar divisão de lucros de turnê da Legião Urbana
Direito autoral

STJ vai julgar divisão de lucros de turnê da Legião Urbana

Processo está na pauta da 4ª turma desta terça-feira, 27.

Da Redação

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Atualizado às 13:38

Está na pauta da 4º turma do STJ desta terça-feira, 27, um processo que discute se Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, ex-integrantes da banda Legião Urbana, terão de dividir os lucros de turnê comemorativa com a produtora Legião Urbana Produções Artísticas. A turnê comemorou os 30 anos do primeiro álbum da banda.

 (Imagem: Bruno Poletti/Folhapress)

STJ vai julgar divisão de lucros de turnê da banda Legião Urbana.(Imagem: Bruno Poletti/Folhapress)

Trata-se de mais um processo envolvendo a disputa dos direitos da banda pelos ex-membros e o espólio de Renato Russo, hoje administrado por seu filho por meio da produtora. Em 2021, em outro processo, o mesmo colegiado autorizouuso da marca pelos músicos Dado e Bonfá em shows e atividades profissionais. Por 3 a 2, a turma negou recurso da produtora Legião Urbana, que pedia exclusividade. 

Sobre o caso em julgamento desta terça, um recurso foi interposto contra acórdão do TJ/RJ em que o Tribunal reconheceu que os apelados não podem fruir os lucros pela utilização da marca em sua totalidade. Assim, os músicos deveriam pagar 1/3 do lucro à produtora. O agravo questiona decisão que inadmitiu recurso especial contra o acórdão do TJ. 

Já os músicos alegam ausência de ato ilícito, e que o uso da expressão "Legião Urbana" deu-se no contexto dos direitos autorais relacionados ao nome do primeiro álbum da banda musical homônima, dos quais são igualmente titulares.

Em junho deste ano, o ministro Antonio Carlos Ferreira decidiu monocraticamente que a questão de ordem fático-jurídica é relevante, e que não foi solucionada pelo TJ/RJ. Com isso, deu provimento ao recurso para anular o acórdão e determinar que a Corte rejulgue a causa, apreciando a questão.

Agora, o caso vai ser analisado pelo colegiado.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas