MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Pedido de Bolsonaro pela suspeição de Moraes é arquivado
TSE - Eleitoral

Pedido de Bolsonaro pela suspeição de Moraes é arquivado

Ministro Ricardo Lewandowski, relator, concluiu que o objetivo da ação é apenas "tumultuar o processo eleitoral".

Da Redação

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Atualizado às 16:01

Nesta sexta-feira, 30, o ministro Ricardo Lewandowski, do TSE, arquivou ação em que o presidente Jair Bolsonaro pedia a suspeição do ministro Alexandre de Moraes para julgar o caso que limitou suas lives eleitorais. Segundo S. Exa., as alegações do presidente não possuem qualquer fundamentação jurídica.

 (Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress | Nelson Jr./SCO/STF)

Ministro Ricardo Lewandowski, do TSE, manda arquivar pedido de Bolsonaro pela suspeição de Moraes.(Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress | Nelson Jr./SCO/STF)

Na ação, Bolsonaro alegou que em razão de gesto de "degolar" feito pelo Ministro Presidente durante a sessão plenária do TSE, no último dia 27 de setembro, estaria demonstrada manifesta parcialidade na apreciação da ação. Segundo o político "a conduta do magistrado no decorrer da aludida sessão de julgamento teria revelado animosidade e interesse pessoal em desfavor do representado".

Propósito de tumultuar

Ao analisar o pedido, Lewandowski afirmou que as argumentações do presidente o não atraem nenhuma das hipóteses ensejadoras de suspeição de Moraes. Asseverou, ainda, que diferente do que foi amplamente divulgado pela mídia, o gesto feito pelo ministro na sessão plenária da Corte sequer tinha relação com o julgamento.

No mais, o relator concluiu que o presidente apresentou "alegações completamente destituídas de fundamentação jurídica e, ademais, desprovidas de qualquer demonstração que indique descumprimento do dever de imparcialidade do indigitado magistrado".

"Nessas circunstâncias, tenho que o objetivo da presente ação é apenas o de criar um fato político com o reprovável propósito de tumultuar o processo eleitoral", asseverou.

Nesse sentido, o relator determinou o arquivamento da ação.

Leia a decisão

Patrocínio

Patrocínio Migalhas