MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Banco restituirá aposentada por descontos de empréstimo não contratado
Empréstimo consignado

Banco restituirá aposentada por descontos de empréstimo não contratado

Magistrada declarou a nulidade do contrato de empréstimo consignado e a inexigibilidade dos valores.

Da Redação

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Atualizado às 18:29

A juíza de Direito Ana Lúcia Xavier Goldman, da 28ª vara Cível de São Paulo/SP, condenou um banco a restituir aposentada que teve descontos em sua conta referente a empréstimo não contratado. A magistrada concluiu que a instituição financeira, a quem cabia demonstrar a validade do negócio jurídico, optou pela não realização de perícia grafotécnica.

Na Justiça, uma aposenta alegou que descobriu a existência de um empréstimo consignado em seu nome, o qual não contratou e tampouco autorizou. Nesse sentido, pleiteou a nulidade contratual, suspensão dos descontos e indenização pelos valores descontados em sua aposentadoria.

Em defesa, a instituição financeira defendeu a regularidade do contrato.

Perícia grafotécnica

Ao analisar o caso, a juíza verificou que era necessária perícia grafotécnica para averiguação do suposto falso contrato, mas o banco, "a quem cabia demonstrar a validade do negócio jurídico, entendeu pela impertinência da prova"

Nesse sentido, concluiu pela declaração de nulidade do contrato e, por consequência, a devolução dos valores descontados a título de empréstimo consignado na aposentadora da consumidora.

Por fim, a magistrada julgou parcialmente procedente a ação para determinar a cessação dos descontos na aposentadoria da cliente e condenou a instituição financeira a devolução dos valores, de forma simples.

 (Imagem: Freepik)

Banco devolverá a aposentada valor de empréstimo não contratado.(Imagem: Freepik)

O escritório Tadim Neves Advocacia atua na causa.

Leia a sentença.

Tadim Neves Advocacia

Patrocínio

Patrocínio Migalhas