MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Banco indenizará aposentado por cobrança de empréstimo não contratado
Assinatura falsa

Banco indenizará aposentado por cobrança de empréstimo não contratado

Caso é de fraude em contrato. Documento apresentado pela instituição financeira não tinha assinatura do autor.

Da Redação

terça-feira, 14 de junho de 2022

Atualizado às 16:25

Uma instituição bancária vai ter de indenizar um homem que sofreu descontos em sua aposentadoria por empréstimo consignado que não contratou. Pelos fatos, ele será restituído em dobro, e indenizado por danos morais em R$ 10 mil. A decisão é da juíza de Direito Fernanda de Carvalho Queiroz, da 4ª vara Cível de SP.

O aposentado afirmou que recebeu o crédito em sua conta, e sofreu desconto de parcelas diretamente em seus proventos, por empréstimo que não contratou e tampouco autorizou. Na ação, pleiteou a nulidade contratual, suspensão dos descontos, e indenização por danos morais.

 (Imagem: Freepik)

Aposentado será indenizado por descontos de empréstimo que não contratou.(Imagem: Freepik)

Já o banco apresentou documentos para demonstrar que a parte autora teria celebrado o contrato. Mas, após a realização de prova pericial grafotécnica, constatou-se que a assinatura não era do autor - uma terceira pessoa teria contratado o empréstimo em nome do aposentado com documentos falsos.  

Comprovada a falha na prestação de serviço, foi reconhecida a inexistência da relação jurídica e a inexigibilidade do débito. Pela falha, o banco deve devolver em dobro os valores descontados injustamente da conta do autor.

Também ficou demonstrado o dano sofrido inerente à cobrança ilegalmente efetuada. Pelo transtorno, o autor deve ser indenizado por danos morais em R$ 10 mil.

O escritório Firozshaw Advogados atuou pelo aposentado.

  • Processo: 1020544-57.2021.8.26.0001

__________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas