MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes mantém prisão de fazendeiro acusado de mandar matar advogados
STF

Moraes mantém prisão de fazendeiro acusado de mandar matar advogados

As mortes teriam sido motivadas por seu inconformismo com a condenação de sua família a pagar R$ 4,6 milhões em honorários para as vítimas.

Da Redação

sábado, 15 de outubro de 2022

Atualizado às 18:58

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, decidiu manter preso fazendeiro acusado de mandar matar dois advogados em Goiânia, em outubro de 2020.

De acordo com os autos, o fazendeiro é acusado de ser o mandante dos crimes de homicídio qualificado, praticados mediante promessa de recompensa e emprego de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas.

As mortes teriam sido motivadas por seu inconformismo com a condenação de sua família a pagar R$ 4,6 milhões em honorários para as vítimas, advogados dos vencedores em ação de reintegração de posse.

O pedido de revogação da prisão preventiva foi rejeitado pelo TJ/GO e pelo STJ. No STF, a defesa alegava que seu cliente já está preso há 19 meses, o que caracterizaria constrangimento ilegal.

 (Imagem: Flickr STF)

Moraes mantém prisão de fazendeiro.(Imagem: Flickr STF)

Gravidade

De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, os motivos apresentados pelas instâncias anteriores revelam que os fundamentos para a decretação da prisão preventiva são idôneos. Para o STJ, é necessário garantir a ordem pública, diante de fatos concretos que demonstram acentuada gravidade e conduta reprovável.

Segundo o relator, o Supremo já assinalou que a periculosidade do agente, evidenciada pelo modo de praticar o delito, justifica a prisão preventiva para garantia da ordem pública (HC 95414).

Para o ministro Alexandre de Moraes, as medidas cautelares diversas da prisão são inadequadas e insuficientes, tendo em vista as particularidades do caso.

Leia a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas