MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vista de Mendonça adia análise de normas que reclassificam agrotóxicos
Plenário virtual

Vista de Mendonça adia análise de normas que reclassificam agrotóxicos

STF analisa normas de Bolsonaro que reclassificam agrotóxicos no Brasil, em ação ajuizada pelo PT.

Da Redação

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Atualizado em 19 de outubro de 2022 14:32

O ministro André Mendonça pediu vista, suspendendo o julgamento, em ação que analisa normas do governo Bolsonaro que reclassificaram os agrotóxicos no país.

A ação foi ajuizada pelo PT alegando que as alterações configuram retrocesso ambiental no país, pois flexibilizam a liberação de agrotóxicos, e comprometem a saúde e a segurança alimentar dos brasileiros.

 (Imagem: Carlos Moura/SCO/STF.)

André Mendonça suspende análise de caso que estava no plenário virtual.(Imagem: Carlos Moura/SCO/STF.)

Flexibilização no controle estatal

Na ação, o PT questionou a validade de dispositivos do decreto 10.833/21 que abrandaram a classificação toxicológica dos agrotóxicos no país, alteraram o decreto 4.074/02 e regulamentaram, juntamente com outras normas, a lei dos agrotóxicos (lei 7.802/89).

De acordo com o partido, a mudança extingue a exigência do controle de qualidade dos agrotóxicos pelos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Saúde em relação às características do produto registrado.

Ao retirar a competência do Mapa para a fixação dos limites máximos de resíduos e do intervalo de segurança para agrotóxicos e afins, segundo o PT, a norma esvazia a legislação em vigor e flexibiliza o controle estatal sobre esses produtos.

Para o PT, as alterações configuram retrocesso ambiental no país, pois flexibilizam a liberação de agrotóxicos, e comprometem a saúde e a segurança alimentar dos brasileiros.

Assim, pediu a declaração de inconstitucionalidade dos incs. III, X e XV do art. 2º, do art. 3º, do inc. IV do art. 6º, do § 14 do art. 10, do art. 10-E, do art. 12-C, do art. 15, do § 2º do art. 31, do art. 41, do caput e dos §§ 2º e 3º do art. 69 e do § 8º do art. 86 do decreto 4.074/02, alterado pelo decreto 10.833/21.

  • Processo: ADPF 910

Patrocínio

Patrocínio Migalhas