MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juíza condena grupo por falsificação, estocagem e venda de agrotóxicos
Direito Penal

Juíza condena grupo por falsificação, estocagem e venda de agrotóxicos

A magistrada considerou a quantidade de material falsificado apreendido e o prejuízo causado ao meio ambiente.

Da Redação

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Atualizado às 18:21

A juíza de Direito Luciana Cassiano Zamperlini Cochito, da 1ª vara Criminal de São José do Rio Preto do TJ/SP, condenou cinco homens por crimes ambientais consistentes na falsificação e venda de agrotóxicos. O grupo foi descoberto após denúncia feita a policiais militares de que um casal estava estocando e falsificando os defensivos agrícolas.

Consta no processo que os réus foram denunciados por atuação conjunta para cometer crimes ambientais relacionados à falsificação de agrotóxicos com a estocagem e destinação indevida de resíduos e embalagens, desrespeitando as leis sanitárias e ambientais. 

 (Imagem: Lalo de Almeida/Folhapress)

Grupo é condenado por falsificação, estocagem e venda de agrotóxicos.(Imagem: Lalo de Almeida/Folhapress)

Na sentença, a magistrada apontou em sua sentença que, apesar das condutas distintas dos agentes no caso, para o "reconhecimento do concurso de agentes, não é necessário que todos pratiquem os mesmos atos executivos, bastando o encontro de vontades para a prática do fato punível".

Em relação às condutas, a magistrada levou em consideração "a quantidade de material falsificado apreendido e o prejuízo causado ao meio ambiente e aos produtores rurais, que adquiriam produtos acreditando que eram de empresas conceituadas, com registro e controle nos órgãos fiscalizadores".

As penas variam de quatro anos prestação de serviços à comunidade a quatro anos e seis meses reclusão, em regime semiaberto. 

Leia a sentença.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas