MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/PE manda expedir alvará de soltura por prisão revogada há três anos
Criminal

TJ/PE manda expedir alvará de soltura por prisão revogada há três anos

Autoridade coatora revogou a prisão preventiva, sem, no entanto, recolher o mandado de prisão.

Da Redação

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Atualizado às 17:19

A 4ª câmara Criminal do TJ/PE determinou que autoridade efetive o recolhimento do mandado de prisão, com a consequente expedição de alvará de soltura, de paciente que teve prisão preventiva revogada há três anos.

Os advogados alegaram que o paciente, acusado de furto mediante fraude e associação criminosa, está sofrendo constrangimento ilegal, uma vez que a autoridade coatora revogou a prisão preventiva anteriormente decretada, sem, no entanto, recolher o respectivo mandado de prisão.

O juízo apontado coator relatou que a prisão preventiva do paciente foi revogada no dia 09 de julho de 2019, ocasião em que foi ordenada a expedição de ofício à delegacia de capturas, requisitando a devolução do mandado de prisão imediatamente.

 (Imagem: Freepik)

TJ/PE manda expedir alvará de soltura.(Imagem: Freepik)

Ao analisar ocaso, o relator, desembargador Marco Antônio Cabral Maggi, ressaltou que uma vez revogada a prisão preventiva, não mais se justifica a condição do mandado de prisão em aberto.

"Nesse cenário, sem maiores delongas, da análise dos documentos acostados pelos impetrantes e das informações prestadas pela autoridade coatora, verifica-se que houve a expedição do alvará de soltura, mas o mandado de prisão não foi devidamente recolhido."

Diante disso, concedeu a ordem para determinar à autoridade que efetive o recolhimento do mandado de prisão emitido em desfavor do paciente, com a consequente expedição de alvará de soltura, salvo se por outro motivo não estiver preso.

O escritório Rodrigo Trindade Advocacia atua no caso.

Veja a decisão.

Rodrigo Trindade Advocacia

Patrocínio

Patrocínio Migalhas