MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lula poderá reduzir disparidade de gênero em Tribunais
Disparidade de gênero

Lula poderá reduzir disparidade de gênero em Tribunais

Presidente eleito terá nas mãos ao menos dez vagas a preencher, sendo que quatro delas são hoje ocupadas por mulheres.

Da Redação

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Atualizado em 3 de novembro de 2022 09:19

Durante o próximo mandato presidencial, de 2023 a 2026, ao menos dez cadeiras estarão vagas no STF, STJ e TST. Com o constitucional poder de indicação, Luiz Inácio Lula da Silva terá a chance histórica de reduzir a notável disparidade de gênero nas Cortes Superiores.

Hoje, dos 71 ministros que compõem STF, STJ e TST, apenas 14 são mulheres - o que representa a pífia porcentagem de 19,7%, sobretudo diante do fato de que há mais mulheres do que homens na sociedade.

Destas 14 ministras, quatro irão se aposentar nos próximos anos. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Há um clamor geral na questão de gênero, diante da necessidade de avanço em todos os Tribunais, visto que a disparidade histórica precisa ir sendo corrigida. 

Embora os cursos jurídicos tenham sido criados em 1827, foi apenas em 1888, no Recife, que tivemos as primeiras três mulheres bacharéis. E primeira mulher a se formar no Largo S. Francisco foi só em 1902. 

Mesmo galgando espaços, as mulheres só puderam votar a partir de 1932. De lá para cá, como se vê pela representação nos tribunais, os passos têm sido demasiado lentos.

E, como é bem de ver, a história às vezes precisa de empurrões. 

Mulheres no STF

No STF, Lula terá a oportunidade de melhorar, ou ao menos manter o cenário. Com a aposentadoria de Rosa Weber, que completa 75 anos em outubro de 2023, a Suprema Corte ficará com apenas uma mulher na composição, a ministra Cármen Lúcia. No ano que vem, estarão nas mãos de Lula duas indicações, já que se aposentará em maio o ministro Lewandowski.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Mulheres no STJ

No STJ, de 2023 a 2026, cinco ministros irão se aposentar. Na Corte da Cidadania, Lula também terá a chance de diminuir a disparidade de gênero.

Atualmente, apenas 18% da Corte é composta por mulheres. Das 33 cadeiras, 6 são ocupadas por mulheres: Nancy Andrighi, Laurita Vaz, Maria Thereza de Assis Moura (que hoje preside a Corte), Maria Isabel Gallotti, Assusete Magalhães e Regina Helena Costa.  

Com a aposentadoria de Laurita Vaz, em 2023, e de Assusete Magalhães, em 2024, a porcentagem seria ainda menor. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

Com aposentadoria de mulheres no STJ nos próximos quatro anos, disparidade de gênero será ainda maior.(Imagem: Arte Migalhas)

Mulheres no TST

No TST, há seis mulheres no total de 27 ministros, o que representa 22% da composição. São elas: Dora Maria da Costa, Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, Kátia Magalhães Arruda, Delaíde Alves Miranda Arantes, Maria Helena Mallmann e Morgana de Almeida Richa.

Além destas, Bolsonaro indicou a desembargadora Liana Chaib. Passando na sabatina do Senado, a Corte contará com sete mulheres.

Entre 2023 e 2026, sairá ao menos uma mulher. Dora Maria se aposenta em março de 2026.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Dos 27 ministros do TST, apenas 6 são mulheres.(Imagem: Arte Migalhas)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas