MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Há dez anos STJ não empossa uma mulher como ministra
Novos ministros

Há dez anos STJ não empossa uma mulher como ministra

Atualmente, há três vagas abertas na Corte. Dos sete candidatos, há apenas uma mulher - a advogada Daniela Teixeira.

Da Redação

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Atualizado às 11:23

Nesta quarta-feira, 24, o STJ escolheu os nomes que concorrerão às três vagas abertas na Corte. Dos sete candidatos, há apenas uma mulher: a advogada Daniela Teixeira.

De fato, já faz dez anos desde que uma ministra foi nomeada para o Tribunal. Depois disso, outros sete ministros ingressaram na Corte - todos homens.

Não bastasse a disparidade existente hoje, com mais de 80% dos ministros homens, este número será menor ainda em meses. É que estão na iminência de se aposentar as ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães.

 (Imagem: Arte Migalhas)

STJ tem em sua composição 82% de homens. (Imagem: Arte Migalhas)

Na votação feita em plenário nesta quarta-feira, os ministros formaram duas listas, as quais já foram encaminhadas ao presidente da República. A ele compete a decisão final.

Na primeira lista, foram escolhidos quatro nomes para concorrer às vagas destinadas a egressos de Tribunais de Justiça. Todos os mais votados são homens, de modo que, para estas cadeiras, Lula não terá a chance de melhorar o cenário feminino.

A segunda é uma lista tríplice, formada para vaga destinada à advocacia. Daniela Teixeira integra esta lista.

Veja como é dividida a composição do STJ:

 (Imagem: Arte Migalhas)

STJ é composto por egressos dos TJs, TRFs, MP e Advocacia.(Imagem: Arte Migalhas)

Como se vê, um terço das vagas é destinada a desembargadores egressos de Tribunais de Justiça; outro terço é destinado a desembargadores vindos dos TRFs. A última fatia é destinada ao Quinto Constitucional - a parte que a Constituição reserva, na composição dos tribunais, a membros do Ministério Público e a advogados. 

No STJ, não se trata de um quinto, mas de um terço dos membros, cujas vagas são divididas entre egressos da advocacia e do Ministério Público. Como são 11 vagas, a 11ª é alternada entre OAB e MP.

História

A primeira vez que uma mulher integrou o STJ foi em 1999. Eliana Calmon foi a pioneira. Também passou pela Corte a ministra Denise Arruda, entre os anos de 2003 e 2010.

O histórico de disparidade de gênero é conhecido. Ainda assim, os números impressionam: dos 100 ministros que passaram pela Corte da Cidadania em seus 34 anos de história, apenas 8 são mulheres.

Manchetes

Com a escolha dos candidatos ao STJ, o já conhecido cenário de baixa representatividade foi manchete em grandes jornais do país.

Correio Braziliense diz: "Seis homens e uma única mulher na lista do STJ".

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

Folha de S.Paulo destacou: "STJ elege 6 homens e 1 mulher".

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

O Globo publicou: "Uma mulher e seis homens entram em disputa por vagas no STJ que serão definidas por Lula".

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

Baixa representatividade

Na última sexta-feira, 18, o próximo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, esteve na sede do Migalhas, quando, em entrevista, falou sobre a baixa representatividade feminina nos tribunais.

O ministro observou que a ascensão feminina foi um evento marcante de sua vida adulta, com conquistas como ingresso no mercado de trabalho e enfrentamento da violência doméstica.

Ainda assim, S. Exa. destacou que "este é um fato que ainda não se reflete em todos os setores da vida brasileira", havendo, ainda, desigualdade de remuneração, baixa representação de mulheres no parlamento, e baixa representação de mulheres nos tribunais.

"Acho que esse é um processo histórico, ele vem vindo. A história às vezes não anda na velocidade que a gente deseja (...), mas a gente tem que empurrar também para andar um pouco mais depressa."

Assista:

Patrocínio

Patrocínio Migalhas