MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Atos antidemocráticos se espalham pelo país
Manifestações

Atos antidemocráticos se espalham pelo país

Caminhoneiros e apoiadores de Bolsonaro bloqueiam estradas em protesto ao resultado das eleições.

Da Redação

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Atualizado às 18:26

Nesta segunda-feira, 31, atos antidemocráticos ocorrem em todo o país com o bloqueio de ruas e estradas. Apoiadores de Bolsonaro, derrotado nas eleições deste domingo, protestam contra o resultado e impedem o direito de ir e vir dos cidadãos, um dos princípios democráticos.

Como se sabe, foi aberto um inquérito no STF para investigar esse tipo de ato, que atenta contra as instituições e democracia.

Em julho de 2021, ministro Alexandre de Moraes arquivou o inquérito, atendendo a pedido da PGR. Na mesma decisão, entretanto, determinou a abertura de novo inquérito para o prosseguimento de investigações de outros eventos, diante da presença de indícios e provas da existência de organização criminosa com a nítida finalidade de atentar contra a democracia e o Estado de Direito.

Segundo a PRF, pelo menos 11 Estados contam com bloqueios. A Polícia afirmou não ter tido orientação para conter os atos. Segundo declarou um policial, a única ordem foi para estar no local. Veja.

A CNT - Confederação Nacional do Transporte, entidade de representação das empresas de transporte no Brasil, se posicionou contra os atos dessa segunda.

A entidade disse respeitar o direito de manifestação de todo cidadão, entretanto, defendeu que ele seja exercido sem prejudicar o direito de ir e vir das pessoas.

"Além de transtornos econômicos, paralisações geram dificuldades para locomoção de pessoas, inclusive enfermas, além de dificultar o acesso do transporte de produtos de primeira necessidade da população, como alimentos, medicamentos e combustíveis."

A CNT afirmou ter convicção de que as autoridades garantirão a circulação de pessoas e de bens por todo o país com segurança, entendendo que qualquer tipo de bloqueio não contribui para as atividades do setor transportador e, consequentemente, para o desenvolvimento do Brasil.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas