MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Alexandre de Moraes arquiva inquérito dos atos antidemocráticos
Investigação

Alexandre de Moraes arquiva inquérito dos atos antidemocráticos

O ministro atendeu pedido da PGR, mas determinou a abertura de duas outras apurações conexas.

Da Redação

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Atualizado às 16:29

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o arquivamento do inquérito que investiga atoa antidemocráticos. O ministro atendeu pedido da PGR, mas determinou a abertura de duas outras apurações conexas.

 (Imagem: STF)

(Imagem: STF)

Segundo a decisão, o "novo" inquérito apurara "a presença de fortes indícios e significativas provas apontando a existência de uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político absolutamente semelhante àqueles identificados no inquérito 4.781, com a nítida finalidade de atentar contra a Democracia e o Estado de Direito".

O inquérito que apurará possível organização criminosa terá o prazo inicial de 90 dias e será conduzido pela Polícia Federal sob o comando da delegada Denise Dias Rosas.

"Observa-se, de forma comum aos dois inquéritos, a existência de grupos coordenados que utilizam, de forma recorrente, redes sociais e mídias alternativas como instrumentos para a concretização de atos de disseminação de notícias fraudulentas para atacar membros do Supremo Tribunal Federal e outras autoridades constituídas, para a promoção de ataques às próprias Instituições Democráticas de representação política e social do Brasil, especialmente quanto à legitimidade do Poder Legislativo. Além do uso de meios comuns para a realização dos ataques, observa-se parcial identidade dos sujeitos investigados."

Moraes também determinou a abertura de inquéritos para investigar as deputadas Federais Paula Belmonte, por possível caixa-dois, e Aline Sleutjes, por depósitos recebidos de assessores parlamentares.

Veja a íntegra.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas