MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. SP: É possível acordar divisão de honorários em contrato de parceria
Honorários

SP: É possível acordar divisão de honorários em contrato de parceria

TED da OAB/SP decidiu que é possível firmar contrato de parcerias entre advogados e sociedades de advogados, desde que eventuais e que não induzam a suposição da existência de sociedade de direito.

Da Redação

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Atualizado às 17:21

É possível firmar contrato de parcerias entre advogados e sociedades de advogados, desde que eventuais e que não induzam a suposição da existência de sociedade de direito. Assim decidiu o TED da OAB/SP.

O entendimento acima consta entre as ementas aprovadas pela 1ª turma de Ética Profissional do TED da OAB/SP na sessão de 20/10.

No caso, a turma considerou que é possível acordar, em tais ajustes, a divisão dos honorários advocatícios.

"Na ausência de previsão ou em caso de término da parceria, a forma de definir a proporcionalidade da atuação de cada advogado perpassa por critérios subjetivos, podendo-se solicitar à própria OAB ou aos seus Tribunais de Ética e Disciplina, no caso de conflito a esse respeito, a indicação de mediador para contribuir com a solução da distribuição dos honorários."

 (Imagem: Freepik)

Advogado pode firmar contrato de parcerias com sociedades de advogados.(Imagem: Freepik)

Veja abaixo a íntegra da ementa.

CONTRATOS DE PARCERIA - DISTRIBUIÇÃO DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS

É possível firmar contrato de parcerias entre advogados e sociedades de advogados, desde que eventuais e que não induzam a suposição da existência de sociedade de direito.

Precedentes: Processos E5.736/2021, E-1.764/1998, E-2.958/2004 e E-5.635/2021.

É possível acordar, em tais ajustes, a divisão dos honorários advocatícios. Na ausência de previsão ou em caso de término da parceria, a forma de definir a proporcionalidade da atuação de cada advogado perpassa por critérios subjetivos, podendo-se solicitar à própria OAB ou aos seus Tribunais de Ética e Disciplina, no caso de conflito a esse respeito, a indicação de mediador para contribuir com a solução da distribuição dos honorários.

Precedente: E-5.625/2021.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas