MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. SP: Policial afastado por interesse particular pode exercer advocacia
TED

SP: Policial afastado por interesse particular pode exercer advocacia

Para TED da OAB/SP, as alterações efetuadas no Estatuto da Advocacia em nada alteram a conclusão quanto à inexistência de incompatibilidade no caso de licença para tratar de interesses particulares.

Da Redação

quinta-feira, 16 de março de 2023

Atualizado às 17:52

Não há incompatibilidade para o exercício da advocacia quando o Policial Militar se encontra de licença para tratar de interesses particulares, pois nesta hipótese segue na condição de agregado, afastado do exercício das atividades de policial militar e sem receber vencimentos. Assim decidiu a 1ª turma do TED da OAB/SP.

Segundo o colegiado, as alterações efetuadas no Estatuto da Advocacia pela lei 14. 365/22 (acréscimo dos parágrafos §§3º e 4º ao artigo 28), em nada alteram a conclusão quanto à inexistência de incompatibilidade no caso de licença para tratar de interesses particulares.

  • Processo: E-5.953/2022

 (Imagem: Freepik)

Para TED da OAB/SP, policial afastado para tratar de interesses particulares pode advogar.(Imagem: Freepik)

Veja a íntegra da ementa.

EXERCÍCIO PROFISSIONAL - POLICIAL MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO - AFASTAMENTO PARA CUIDAR DE ASSUNTOS PARTICULARES - AGREGAÇÃO - INATIVIDADE DECORRENTE DE LEI ESPECÍFICA - NÃO RECEBIMENTO DE VENCIMENTO - INCOMPATIBILIDADE NÃO VERIFICADA.

Não há incompatibilidade para o exercício da advocacia quando o Policial Militar se encontra de licença para tratar de interesses particulares, pois nesta hipótese segue na condição de agregado, afastado do exercício das atividades de policial militar e sem receber vencimentos.

As alterações efetuadas no Estatuto da Advocacia pela Lei 14. 365/2022, (acréscimo dos parágrafos §§3º e 4º ao artigo 28), em nada alteram a conclusão quanto à inexistência de incompatibilidade no caso de licença para tratar de interesses particulares.

Precedentes: E-5.924/2022 e E-4.955/2017

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA