MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Toffoli pede vista em caso de ICMS na compra de combustíveis
Plenário virtual

Toffoli pede vista em caso de ICMS na compra de combustíveis

STF analisava dispositivos de convênio do Confaz.

Da Redação

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Atualizado às 08:06

O ministro Dias Toffoli, do STF, pediu vista e interrompeu julgamento virtual que analisava dispositivos de convênio do Confaz - Conselho Nacional de Política Fazendária que tratam do adiamento do pagamento do ICMS devido na compra de combustíveis. Antes disso, só o relator Nunes Marques havia votado, no sentido da procedência da ação.

O caso

O PDT questionou no Supremo dispositivos de convênio do Confaz que tratam do adiamento do pagamento do ICMS devido na compra de combustíveis.

A cláusula 21ª do convênio ICMS 110/07 prevê o diferimento do ICMS devido na compra de etanol anidro combustível (EAC) e biodiesel puro (B100) por distribuidora de combustíveis, postergando o pagamento do imposto para o momento da saída da gasolina C (mistura da gasolina A, extraída diretamente do petróleo, e do EAC) ou do óleo diesel B (óleo diesel A adicionado e B100).

O diferimento se encerra quando há saída isenta ou não tributada do etanol ou do biodiesel ou quando há saída para distribuidoras situadas na ZFM - Zona Franca de Manaus e demais áreas de livre comércio.

Para o partido, a regra cria um tratamento desigual entre as distribuidoras de combustíveis em razão da sua localização geográfica. As empresas da ZFM e das demais áreas de livre comércio acabam por não usufruir do diferimento, pois, quando adquirem o etanol ou o biodiesel, automaticamente deve ser realizado o recolhimento do ICMS para o Estado remetente desses produtos.

A previsão do convênio, para o PDT, subverte os objetivos da Zona Franca de Manaus, criada como área de livre comércio, de exportação e importação e de incentivos fiscais, ao colocar as empresas lá localizadas em desvantagem frente aos concorrentes das demais regiões do país, desestimulando a economia local.

Na avaliação da legenda, o convênio ainda viola o princípio da segurança jurídica, pois frustra as expectativas das empresas que se instalaram na ZFM de usufruir os benefícios fiscais concedidos para o fomento da região.

 (Imagem: Fellipe Sampaio /SCO/STF)

Toffoli pede vista em caso de ICMS na compra de combustíveis.(Imagem: Fellipe Sampaio /SCO/STF)

Voto do relator

O ministro Nunes Marques, relator, votou pela procedência do pedido, para declarar a inconstitucionalidade dos §§ 2º e 3º da cláusula 21ª do convênio ICMS 110/07.

"A operação de venda do EAC ou B100 a distribuidora localizada na ZFM é equiparável a uma exportação, e, portanto, operação imune à incidência do ICMS. É o que se extrai da leitura do art. 155, § 2º, X, "a", da Carta Magna, que prescreve não incidir ICMS nas operações que destinem mercadorias para o estrangeiro."

Segundo o relator, se o imposto não é devido, não se pode falar em diferimento ou suspensão.

"O diferimento ou suspensão é a transferência do pagamento para momento posterior. Se nem sequer é devido o pagamento, não há razão para falar em diferimento ou suspensão. Percebe se que as normas impugnadas incorreram em inevitável inconstitucionalidade ao determinarem o pagamento do imposto quando este nem sequer é devido, considerada a imunidade a que está sujeita a operação de venda."

Da mesma forma, no entendimento do ministro, as normas impugnadas incorreram em inconstitucionalidade ao desprezarem a circunstância de a venda de EAC ou B100 para distribuidoras na ZFM se equiparar a uma exportação, não havendo ICMS devido e, de outro lado, ao subverterem a lógica da instituição de áreas de livre comércio, nomeadamente a Zona Franca de Manaus, enquanto territórios que usufruem de benefícios fiscais.

"Na esteira da compreensão desta Corte, não se admite a instituição de benesse tributária aos contribuintes localizados nas demais regiões do país, se mais vantajosa que o tratamento dispensado a contribuintes do mesmo setor localizados na Zona Franca de Manaus."

Após o voto do relator, o ministro Toffoli pediu vista e interrompeu o julgamento.

Leia a íntegra do voto do relator.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas