MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. XIX Encontro Nacional da Jovem Advocacia acontece em Salvador
Evento

XIX Encontro Nacional da Jovem Advocacia acontece em Salvador

O evento debate temas do Direito em torno de 77 painéis temáticos e conta também com palestras, oficinas, workshops, talk shows e UFC's jurídicos.

Da Redação

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Atualizado às 08:19

Termina nesta sexta-feira, 2, em Salvador/BA, o XIX Encontro Nacional da Jovem Advocacia (XIX ENJA). O evento debate temas do Direito em torno de 77 painéis temáticos e conta também com palestras, oficinas, workshops, talk shows e UFC's jurídicos.

Na abertura do evento, participaram autoridades como o prefeito da cidade, Bruno Reis, os ministros do STJ Sebastião Reis Jr. e Humberto Martins, além de representantes nacionais e estaduais da OAB, a exemplo do presidente nacional da instituição, Beto Simonetti, a presidente da OAB na Bahia, Daniela Borges, a presidente da OAB Jovem na Bahia, Sarah Barros, e o coordenador geral do evento, Hermes Hilarião.

 (Imagem: Angelino de Jesus/ENJA)

XIX Encontro Nacional da Jovem Advocacia acontece em Salvador.(Imagem: Angelino de Jesus/ENJA)

"Este é um evento importante para mostrar e informar à jovem advocacia brasileira os grandes avanços de nossa profissão. Abrindo esse discurso, eu reafirmo o compromisso do Conselho Federal da Ordem com a jovem advocacia brasileira", afirmou Beto Simonetti. 

"A Ordem dos Advogados do Brasil atua em prol da valorização da advocacia, da proteção das prerrogativas e da capacitação de jovens advogados e advogadas, a fim de que sejam inseridos no mercado de trabalho", complementou.

Primeira mulher a presidir uma seccional da OAB, Daniela Borges lembrou seu início de carreira, sua trajetória profissional e a superação de desafios que enfrentou em sua jornada. Ela destacou, também, a importância da tecnologia e da inovação no âmbito jurídico.

"É preciso estarmos preparados para nos adaptarmos à inovação e para sermos a inovação. A tecnologia veio para ficar, mas é preciso estar a nosso serviço", lembrou ao público presente, reforçando a máxima, antes de finalizar seu discurso, de que "sem advocacia não há Justiça".

Para Sarah Barros, o conselho da Jovem Advocacia tem o desafio de ser o espaço e dar voz aos profissionais em início de carreira: "Nossa luta é por representatividade. É isso que nós queremos. A OAB Jovem hoje possui representatividade em todos os Estados do Brasil".

Ela também comentou, sob forte emoção: "Durante o XIX ENJA, vamos discutir tecnologia, inovação e, principalmente, vamos compartilhar histórias que vão inspirar vocês na superação de percalços que podem surgir no início da profissão". 

"O XIX ENJA é a realização de um sonho que nasceu no momento da criação do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia para dar visibilidade e representatividade ao acolher os jovens advogados e jovens advogadas no início de carreira", destacou Hermes Hilarião, que também é membro honorário da OAB Jovem na Bahia - que, em 2023, completa dez anos de atividades.

 (Imagem: Angelino de Jesus/ENJA)

XIX Encontro Nacional da Jovem Advocacia acontece em Salvador.(Imagem: Angelino de Jesus/ENJA)

Conferências

O ministro do STJ Sebastião Reis Jr. proferiu a primeira palestra magna do evento, fazendo uma reflexão sobre a importância de se estabelecer o diálogo entre advogados e juízes para a melhoria do Judiciário brasileiro: "Nós, operadores do Direito, precisamos agir. E a melhor reação será aquela que mostrará o diálogo entre nós e o consenso entre a magistratura e a advocacia", comentou o ministro.

No pronunciamento do ministro do STJ Humberto Martins, ele destacou a importância "da defesa da pátria, da igualdade e da Justiça". E enalteceu a advocacia ao dizer: "Sem advogar, não há justiça, não há Estado de Direito". Lembrou ainda que a advocacia forte é condição para o respeito à cidadania. "A sociedade espera que o Poder Judiciário seja um promotor de Justiça".

Palestras

No dia de ontem, o evento contou com diversas palestras, dentre elas a "Trajetória entre a Universidade, Exame de Ordem e a Advocacia". O bate-papo foi mediado por Talita Batista e teve Clarissa Medeiros, o colunista do Migalhas Gabriel Rodrigues Teixeira, Pedro Henrique Abreu e Raphael Cardoso como palestrantes.

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

A programação completa do evento pode ser conferida aqui.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas