MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Reconhecida usucapião de imóvel vendido como garantia de empréstimo
Usucapião

Reconhecida usucapião de imóvel vendido como garantia de empréstimo

Para o TJ/SP, o contrato é nulo e caracteriza agiotagem.

Da Redação

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Atualizado às 10:52

A 4ª câmara de Direito Privado do TJ/SP reconheceu a usucapião de imóvel de casal que havia transferido a propriedade como garantia de empréstimo com juros acima das taxas permitidas.

Consta do processo que os autores celebraram, em 1996, escritura de venda e compra em favor de credor, que exigiu esse tipo de ata como garantia de um empréstimo. Após permanecer no local por mais de 20 anos, o casal ajuizou ação de usucapião, que foi julgada improcedente.

Ao julgar a apelação, o relator, desembargador Enio Santarelli Zuliani, avaliou que o contrato firmado entre as partes é nulo e determinou sua desconstituição. O entendimento é que a operação se deu como forma de garantia de um empréstimo, considerado como prática de agiotagem.

"Os recorridos, proprietários assim definidos pelo registro (art. 1227 do CC), não contestaram ou impugnaram a afirmação de que a escritura foi outorgada para garantia de um empréstimo que desrespeitaria os dizeres do Decreto-lei 22.626/1933 (usura). Além de cobrar taxas exorbitantes (superiores aos 2% por mês que se permite), o agiota exige e obtém garantias absurdas que, por si só, desfalcam o patrimônio do devedor diante de verdadeiro apossamento (subtração) de bens que poderiam ser excutidos em processo judicial ostensivo."

"Declarar a usucapião é, em termos formais (escriturais) fazer retornar a propriedade aos legítimos donos, como que operando uma nulidade inversa ou oblíqua que se justifica por uma razão simples: a posse idônea dos autores durante mais de vinte anos, sem oposição alguma", ressaltou o relator.

 (Imagem: Freepik)

Reconhecida usucapião de imóvel vendido como garantia de empréstimo.(Imagem: Freepik)

Confira o acórdão.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas