MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Cinema, Saúde e Direito: Reflexões Bioéticas e Críticas Sociais"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Cinema, Saúde e Direito: Reflexões Bioéticas e Críticas Sociais"

Livro não é recomendado apenas àqueles que amam a sétima arte, mas a quem se dedica à bioética, que é o campo no qual se busca tecer pontes entre pessoas e moralidades para permitir o diálogo e a compreensão mútua.

Da Redação

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Atualizado em 12 de dezembro de 2022 08:14

"Cinema, Saúde e Direito: Reflexões Bioéticas e Críticas Sociais" (Editora ZK - 473p.), obra coletiva coordenada por Tereza Rodrigues Vieira, traz a análise de alguns filmes selecionados com a problemática contemporânea na área da saúde frente a novos comportamentos e tecnologias.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

"Torna-se ainda mais pertinente refletir sobre o cinema no ensino-aprendizagem, como faz este livro, propondo que seja veículo privilegiado na transmissão de conteúdos que devem ser introjetados para permitir a compreensão da alteridade. Tal característica maximiza a importância da narrativa em cada um dos filmes selecionados, exemplos-chave da problemática contemporânea na área da Saúde frente a novos comportamentos e tecnologias, bem como aos problemas persistentes da humanidade, que se prestam magnificamente ao ensino da Bioética por apresentar situações limites, envolvidas em dilemas morais e desfechos dramáticos.

Assim, Cinema, Saúde e Direito: Reflexões bioéticas e críticas sociais, não é recomendado apenas àqueles que amam a sétima arte, mas - principalmente - a quem se dedica à bioética, que é o campo no qual se busca tecer pontes entre pessoas e moralidades para permitir o diálogo e a compreensão mútua. Empenhando-se em subsidiar o ensino inclusivo e adaptado à realidade plural em que vivemos, a obra deve ser desfrutada por alunos, professores, pesquisadores em Bioética e Direito, assim como por todos que procuram, na compreensão da alteridade, um mundo no qual prevaleçam paz e justiça social. A todos, boa leitura!" Dora Porto, antropóloga e Doutora em Ciências da Saúde pela UnB

Sobre a coordenadora:

Tereza Rodrigues Vieira é professora universitária na UNIPAR. Pós-Doutorado em Direito pela Université de Montréal, Canadá. Doutora em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP / Université Paris (doutorado sandwich). Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Autora de livros.

__________

Ganhador:

  • Renan Apolônio de Sá Silva, de Igarassu/PE.