MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Crime ambiental: Juíza absolve homem acusado de destruir vegetação
Ausência de tipicidade

Crime ambiental: Juíza absolve homem acusado de destruir vegetação

Denúncia apresentada pelo MP afirmou que o homem danificou "vegetação rasteira, através do plantio de cana-de-açúcar e passagem de um carreador".

Da Redação

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Atualizado às 18:28

A juíza de Direito Juniara Cristina Fernandes Orthmann Goedert, da vara Única de Itapagipe/MG, absolveu um homem acusado de destruir vegetação rasteira. A magistrada considerou que jurisprudência do STJ é no sentido de que se considera crime o ato de "destruir ou danificar floresta", e não vegetação rasteira como no caso.

Na Justiça, um homem foi acusado de danificar "vegetação rasteira, através do plantio de cana-de-açúcar e passagem de um carreador, a menos de 50 metros da vereda existente em sua propriedade rural"Em defesa, o denunciado sustentou pela nulidade da fiscalização. 

Ao analisar o caso, a magistrada destacou que o art. 38 da lei 9.605/98 tipifica o ato de "destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção". E, segundo ela, jurisprudência do STJ afirma que a destruição de vegetação rasteira - que não pode ser confundida com floresta - não configura o crime em questão. 

"A denúncia, peça responsável por estipular as balizas da pretensão acusatória, narrou a prática de fato penalmente atípico, devendo-se estancar, desde logo, a persecução criminal", afirmou a juíza. 

Assim, concluiu que "o único fato concreto expressamente atribuído pelo órgão acusatório ao réu na denúncia - a danificação de vegetação rasteira em área de preservação permanente -, não constitui crime". Nesse sentido, determinou a absolvição do acusado.

Juíza absolve homem acusado de danificar vegetação rasteira.

O escritório Biazi Advogados Associados atua na causa. 

Leia a sentença

Biazi Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA