MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Twitter deve excluir post que associou engenheiras a acidente em obra
Machismo

Twitter deve excluir post que associou engenheiras a acidente em obra

Juíza classificou a postagem, feita por Eduardo Bolsonaro e Luciano Hang, como "sexista, machista e misógina".

Da Redação

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Atualizado às 17:27

A juíza de Direito Luciana Biagio Laquimia, da 17ª vara Cível de SP, determinou que o Twitter exclua postagens de Eduardo Bolsonaro e Luciano Hang que associam a contratação de engenheiras mulheres a desabamento ocorrido em obra da linha 6 do metrô.

"O post consiste em estéril manifestação sexista, machista e misógina, juridicamente violadora de direitos das autoras", disse a magistrada.

 (Imagem: Maick Reis/Photo Press/Folhapress)

Uma cratera se abriu na Marginal Tietê após o asfalto ter cedido ao lado da obra do metrô da linha 6 - laranja.(Imagem: Maick Reis/Photo Press/Folhapress)

Entenda o caso

A ação foi ajuizada por empregadas do Grupo Acciona, sociedade empresarial transnacional responsável, dentre outros, pelas obras de expansão da linha 6 - laranja do metrô de SP.

Em junho de 2021, a Acciona desenvolveu um projeto denominado "Mulheres na Construção", com a finalidade ampliar o número de mulheres na linha de frente e lideranças dos canteiros de obras.

No âmbito dessa iniciativa, houve a produção de um vídeo institucional em que as autoras deram depoimentos falando das suas expectativas em relação ao projeto da linha 6 do metrô.

Entrementes, porém, em 1/2/22, sucedeu um desmoronamento no poço cavado entre as estações Santa Marina e Freguesia do Ó, da linha laranja do metropolitano. Causa provável, a insuficiência do solo em decorrência de vazamento de galeria de esgoto local.

Usuário desconhecido Twitter, porém, inseriu o referido vídeo da Acciona a vídeos em segundo plano divulgados pela mídia noticiando o acidente nas obras, aparecendo nome completo e cargo das autoras.

Nesse propósito, Eduardo Bolsonaro e Luciano Hang publicaram posts Twitter em fevereiro/2022 com o seguinte conteúdo, associado ao mencionado vídeo:

"'Procuro sempre contratar mulheres', mas por qual motivo? Homem é pior engenheiro? Quando a meritocracia dá espaço para uma ideologia sem comprovação científica o resultado não costuma ser o melhor. Escolha sempre o melhor profissional, independente da sua cor, sexo, etnia e etc."

 (Imagem: Reprodução/Twitter)

Postagem feita por Eduardo Bolsonaro na época do ocorrido.(Imagem: Reprodução/Twitter)

Após o ocorrido, as engenheiras foram à Justiça pedir a exclusão das postagens.

Manifestação machista

Ao analisar o caso, a juíza ponderou que a conduta de Bolsonaro e Hang infringe os direitos fundamentais da personalidade das autoras e corroboram em intolerável ato de discriminação. Além disso, segundo a magistrada, o Twitter também age dolosamente ao se omitir de tirar do ar todas essas postagens.

"Em até 140 caracteres: o post consiste em estéril manifestação sexista, machista e misógina, juridicamente violadora de direitos das autoras. Procedente, pois, o pedido, para determinar a exclusão das postagens sob análise."

O escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, que patrocina a causa, comentou a decisão:

"Trata-se de um momento em que é necessário mostrar que o discurso de ódio não deve prosperar na internet. Para a banca, é importante frisar que há uma lista de limites para a liberdade de expressão em qualquer país do mundo e que, sem isso, a política da plataforma pode se tornar insustentável por conta do choque que pode haver com as leis de cada país."

O caso tramita sob segredo de justiça.

  • Processo: 1017216-79.2022.8.26.0100

Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas