MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Atraso em voo por si só não enseja indenização por danos morais
Consumidor

Atraso em voo por si só não enseja indenização por danos morais

Companhia aérea demonstrou que ofereceu toda a assistência necessária ao viajante e que o atraso decorreu de condições meteorológicas.

Da Redação

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Atualizado às 11:39

A 18ª câmara de Direito Privado do TJ/SP negou provimento ao recurso de um viajante, que solicitava a indenização por danos morais e materiais após ter sofrido um atraso no voo contratado, com o extravio de sua bagagem.

Em síntese, o autor ajuizou ação de reparação de danos em face da Latam, sustentando que adquiriu passagem aérea para viagem ao Rio de Janeiro, com escala em São Paulo, contudo, o voo não se realizou na forma contratada: o voo atrasou e sua bagagem foi extraviada por 3 dias. Por este motivo, requereu a condenação da ré ao pagamento de indenização pelos danos materiais e morais suportados.

A Latam, por sua vez, demonstrou que ofereceu toda a assistência necessária ao autor, realocando-o para o voo mais próximo, bem como que o atraso decorreu de força maior, já que o Aeroporto de Guarulhos foi fechado em virtude das péssimas condições meteorológicas na região, a qual ocasionou a queda do sistema de balizamento das pistas do aeroporto e afetou, por consequência, o tráfego aéreo de diversos aeroportos do Brasil.

Por fim, esclareceu que a bagagem do autor foi integralmente restituída dentro do prazo determinado pela resolução 400/16 da Anac.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP negou indenização a consumidor que teve atraso em voo e bagagem extraviada.(Imagem: Freepik)

O magistrado de 1º grau julgou os pedidos improcedentes, condenando o autor ao pagamento das despesas processuais e honorários advocatícios fixados em 10% do valor da causa. Irresignado, o autor interpôs recurso de apelação.

O recurso foi distribuído para 18ª câmara de Direito Privado do TJ/SP que, ao analisar o caso, concluiu que o simples atraso do voo por si só, não é capaz de ensejar indenização por danos morais, sendo necessária a prova do prejuízo sofrido, prova esta não realizada pelo autor.

Quanto ao extravio da bagagem, os desembargadores entenderam que a companhia aérea observou todos os parâmetros estabelecidos pela Anac para o procedimento, ressalvando que eventual indenização somente seria devida caso não fosse cumprido o prazo de tolerância previsto.

Diante de tais fundamentos, o colegiado negou provimento ao recurso, mantendo a sentença proferida.

O escritório Rosenthal e Guaritá Advogados atuou na defesa da companhia aérea.

Acesse o acórdão.

Rosenthal e Guaritá Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas