MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. RJ: Servidor pode autorizar desconto em folha de pensão extrajudicial
Pensão extrajudicial

RJ: Servidor pode autorizar desconto em folha de pensão extrajudicial

Anteriormente, somente pensões determinadas por acordos ou decisões judiciais que podiam ser descontadas em folha.

Da Redação

domingo, 8 de janeiro de 2023

Atualizado às 21:08

Fica facultado aos servidores públicos, ativos ou inativos do Estado do RJ, autorizar o desconto em folha de pagamento de valores destinados à pensão alimentícia determinadas por decisões extrajudiciais. É o que determina a lei 9.948/22, de autoria do deputado André Corrêa, que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na edição extra do Diário Oficial de terça-feira, 3.

 (Imagem: Freepik)

A lei foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na edição extra do Diário Oficial de terça-feira, 3.(Imagem: Freepik)

Anteriormente, somente pensões determinadas por acordos ou decisões judiciais que podiam ser descontadas em folha. "Em nossa sociedade existem inúmeros casos de famílias legalmente constituídas bem como as informais, muitas das quais unidas por dezenas de anos. Em muitos casos ocorrem separações consensuais, gerando obrigações acordadas informalmente entre as partes. A realidade das relações sociais caminha sempre à frente das normas legais, provocando a necessidade de criação de novos regulamentos para adequar a norma legal à realidade social", explicou o parlamentar.

A medida deve atender aos requisitos do Código Civil e do Código de Processo Civil, bem como do Estatuto da Criança e do Adolescente e da lei Maria da Penha (lei 11.340/06).

Informações: Alerj.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas