MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pacheco convoca Congresso para analisar decreto de intervenção Federal
Ato convocatório

Pacheco convoca Congresso para analisar decreto de intervenção Federal

Congresso deve analisar o decreto de intervenção Federal na segurança pública do Distrito Federal assinado neste domingo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em razão da invasão e depredação das sedes dos três Poderes.

Da Redação

domingo, 8 de janeiro de 2023

Atualizado em 9 de janeiro de 2023 07:44

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, convocou o Congresso Nacional para analisar o decreto de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal assinado neste domingo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em razão da invasão e depredação das sedes dos três Poderes - Congresso, Planalto e STF.

O ato determina que a convocação será sem pagamento de ajuda de custo e pelo tempo necessário para apreciar o decreto, que precisa ser analisado em regime de urgência. Cabe ao Congresso apenas autorizar ou rejeitar a validade do decreto, que tem força de lei a partir da assinatura, sem a possibilidade de alteração do texto.

O decreto prevê a intervenção até 31 de janeiro de 2021, período em que a segurança público do Distrito Federal estará sob o comando do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli. Ele terá o controle operacional de todos os órgãos distritais de segurança pública no período.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Pacheco convoca Congresso para analisar intervenção federal(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Entenda

Neste domingo, 8, apoiadores radicais do presidente Bolsonaro invadiram a Praça dos Três Poderes em Brasília. Ao tomar os prédios do STF, Senado, e demais locais, os vândalos depredaram todo o patrimônio público existente no local. 

Cenas de terrorismo tomaram o local. Todos os ambientes e objetos foram severamente destruídos.

Com os episódios, o presidente Lula decretou intervenção Federal no DF.

A AGU acionou o STF pedindo a prisão do secretário de segurança pública do DF Anderson Torres e de todos os envolvidos nos atos de violência e vandalismo.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas