MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF apresenta relatório da situação dos 1.200 custodiados em Brasília
Fim do acampamento

MPF apresenta relatório da situação dos 1.200 custodiados em Brasília

Em relatório, órgão afirma que atendimento para lavratura de termo de flagrante acontece de forma organizada e ágil, e algumas pessoas já foram encaminhados à Papuda e à Colmeia.

Da Redação

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Atualizado às 09:56

O MPF e a procuradoria da República do DF apresentaram nesta terça-feira, 10, um relatório de visita nas instalações da Academia Nacional de Polícia - ANP, no DF, onde foram custodiadas mais de 1.200 pessoas que estavam no acampamento em frente ao QG do Exército, em Brasília.

"Podemos identificar que boa parte das pessoas custodiadas não é de Brasília e possivelmente vieram ao QG a partir de ônibus gratuitos de suas cidades financiados pelos agentes organizadores dos atos criminosos ocorridos no dia 08 de janeiro."

 (Imagem: Reprodução/MPF)

MPF apresenta relatório de situação dos custodiados em Brasília.(Imagem: Reprodução/MPF)

O órgão esclareceu que as pessoas serão identificadas, será lavrado termo de flagrante e, posteriormente, serão encaminhadas à penitenciária ou liberadas. Algumas pessoas, que não se enquadravam nos critérios para liberação, foram encaminhadas ao IML e, em seguida, à Papuda ou à Colmeia (penitenciária feminina).

Segundo o relatório, o atendimento para lavratura de termo de flagrante é realizado pela PF de forma organizada e ágil.

Sobre a situação dos custodiados, diz o relatório que há banheiros limpos e arejados, tanto para homens quanto para mulheres, atendimento médico, bebedouros e refeitório. A sala destinada às vistorias dos homens era separada daquela que prestava atendimento às mulheres.

Muitas pessoas estavam em barracas montadas na área externa do ginásio, outras debaixo de árvores. Não foram identificadas crianças no local, e os policiais responsáveis informaram que alguns, após identificação e triagem, já haviam sido liberados.

Sala de advogados

Os procuradores relataram que há, no local, uma sala específica para os advogados com amplo acesso a toda área onde seus clientes estavam. 

Eles teriam sido abordados por uma advogada que disse terem acontecido óbitos no local, mas não foram informados outros dados, e a informação não condiz com as informações dos servidores do atendimento médico. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas