MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Médica que atuou em áreas carentes terá desconto em parcelas do Fies
Benefício

Médica que atuou em áreas carentes terá desconto em parcelas do Fies

Magistrado ainda reconheceu o direito da mulher à suspensão de cobrança das prestações do financiamento estudantil enquanto a profissional permanecer integrando ESF.

Da Redação

sábado, 14 de janeiro de 2023

Atualizado em 13 de janeiro de 2023 12:54

Médica terá desconto mensal de 1% de saldo devedor o Fies por ser integrante da ESF - Equipe de Saúde da Família, que atua em áreas carentes. Decisão é do juiz Federal José Flávio Fonseca de Oliveira, da 13ª vara de Fortaleza/CE.

De acordo com os autos, a médica trabalhou na ESF que presta atendimento direto à população carente e de baixa renda durante 27 meses. Narra a mulher que a lei 10.260/01 prevê desconto e recálculo do saldo devedor de financiamentos do FIES por trabalhar em ambientes de extrema carência e dificuldade de retenção de profissional médico a partir de 12 meses de integração e enquanto permanecer na equipe.

Nesse sentido, pugnou o abatmento das parcelas e ainda, que seja declarado que está desobrigada, temporariamente, de pagar as parcelas das prestações do financiamento estudantil.

 (Imagem: Freepik.)

Médica integrante da ESF terá desconto em financiamento do Fies.(Imagem: Freepik.)

Ao analisar o caso, o juiz afirmou que a médica preencheu os requisitos para usufruir do benefício requerido.

"(.) Restou comprovado que a requerente trabalhou por 27 meses em ESF de região prioritária, considerando a última atualização nacional. Ressalte-se que atualmente, a requerente encontra-se ativa em ESF prioritária, o que viabiliza a suspensão da cobrança. Desse modo, a autora comprovou o efetivo exercício superior a um ano ininterrupto de trabalho necessário à concessão do benefício, tal como previsto no inciso II do art. 4º, da portaria 7/13."

Assim, o juiz condenou o FNDE e a Caixa ao abatimento mensal de 1% do saldo devedor do financiamento estudantil, a contar da integralização de 12 meses ininterruptos de trabalho em equipe médica de ESF e reconheceu o direito da médica ao recálculo e desconto no saldo devedor.

O magistrado ainda reconheceu o direito da mulher à suspensão de cobrança das prestações do financiamento estudantil enquanto a profissional permanecer integrando ESF.

O escritório Braide Advocacia Médica atua no caso.

Confira aqui a decisão.Braide | Advocacia Médica

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...