MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estudante consegue Fies para medicina mesmo abaixo da nota de corte
Acesso ao ensino superior

Estudante consegue Fies para medicina mesmo abaixo da nota de corte

Magistrado baseou a decisão no direito de livre acesso ao ensino superior garantido pela CF.

Da Redação

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Atualizado às 14:26

A juíza Federal Raquel Soares Chiarelli, da 13ª vara Federal Cível da SJ/DF, concedeu liminar para que estudante possa usufruir do financiamento estudantil, com recursos do Fies, sem a imposição de nota de corte baseada na média aritmética das notas obtidas no Enem. A estudante não estava matriculada na faculdade e também não tinha sido aprovada no vestibular, mas com o Fies terá acesso à graduação.

A magistrada pontou que a não concessão do Fies fere o pleno acesso ao ensino superior, como garantia fundamental assegurada na CF, na determinação cogente e de eficácia imediata no sentido de que "a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".

 (Imagem: Freepik)

Estudante consegue FIES para Medicina mesmo abaixo da nota de corte.(Imagem: Freepik)

A estudante alega que cumpre os requisitos necessários para inscrição no processo seletivo (nota mínima de 450 pontos no Enem, nota na prova de redação superior a zero e renda familiar mensal bruta per capita de até três salários-mínimos), mas não consegue classificação dentro do número de vagas ofertadas para o curso de medicina demandada em razão da imposição de nota de corte baseada na média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem.

Ainda, sustenta que essa exigência extrapola o poder regulamentar conferido pela lei 10.260/01 e que, portanto, viola o seu direito de acesso ao ensino público superior.

Ao analisar o caso, a magistrada observou que a CF garante o livre acesso ao ensino superior e a possiblidade de futuro retorno intelectual em proveito da nação, que há de prevalecer sobre formalismos eventualmente inibidores e desestimuladores do potencial científico daí decorrente.

Assim, deferiu a antecipação da tutela de urgência para assegurar a estudante o direito à concessão do financiamento estudantil, com recursos do Fies.

O escritório Kairo Rodrigues Advocacia Especializada atua no caso.

Veja a decisão.

Kairo Rodrigues Advocacia Especializada

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...