MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF-1 nega transferir Fies de enfermagem para medicina sem cumprir nota de corte
Financiamento estudantil

TRF-1 nega transferir Fies de enfermagem para medicina sem cumprir nota de corte

Colegiado reconheceu a legalidade da exigência de nota mínima pela portaria MEC 535/20, válida a partir do 2º semestre de 2020.

Da Redação

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Atualizado às 11:12

A 6ª turma do TRF da 1ª região negou a transferência de financiamento pelo Fies - Fundo de Financiamento Estudantil do curso de enfermagem para o curso de medicina sem nota de corte do Enem, ao entender que a exigência prevista na portaria MEC - Ministério da Educação 535/20 é legal e deve incidir quando o pedido de transferência e o aditamento são posteriores à sua vigência.

No caso, uma estudante buscou transferir o contrato do Fies do curso de enfermagem para o curso de medicina sem a imposição de nota mínima baseada na média aritmética do Enem.

Em 1ª instância, a segurança havia sido concedida sob o fundamento de que a portaria 535/20 não se aplicaria ao contrato firmado no 1º semestre de 2020.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Não é possível transferir Fies de enfermagem para medicina sem nota de corte.(Imagem: Arte Migalhas)

Ao analisar o caso, a relatora, desembargadora Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, da 6ª turma do TRF da 1ª região, pontuou que portaria ratificou a resolução 35/19 do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e passou a exigir, para a transferência, que a média do Enem do estudante seja igual ou superior à do último pré-selecionado do curso de destino, com efeitos a partir do 2º semestre de 2020.

Embora o contrato da estudante tenha sido firmado em março de 2020, a magistrada indicou que, como o pedido de aditamento ocorreu no semestre 2020.2, as novas regras deveriam ser aplicadas ao caso concreto, em linha com precedentes da própria Corte.

Por fim, a relatora destacou o entendimento do IRDR 72, que fixou tese vinculante reconhecendo a legalidade das restrições das portarias MEC 38/21 e 535/20 para seleção e transferência no âmbito do Fies, sob fundamentos como isonomia e preservação do sistema. 

Diante disso, votou para reformar a sentença e denegar a segurança, entendimento acompanhado por unanimidade pelo colegiado.

A decisão, no entanto, aplicou a modulação dos efeitos para assegurar a quitação, pelo FIes, das mensalidades vencidas até o encerramento do 2º semestre letivo de 2024 e determinar que, a partir de então, o financiamento do curso de Medicina fosse encerrado.

Leia o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...