MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lula sanciona lei que reduz juros do FIES em até 100%; entenda
Legislação

Lula sanciona lei que reduz juros do FIES em até 100%; entenda

Lei traz condições mais favoráveis de amortização a estudantes com contratos do FIES.

Da Redação

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Atualizado às 18:01

Nesta quarta-feira, 1, presidente Lula sancionou lei, sem vetos, que traz condições mais favoráveis de amortização a estudantes com contratos do FIES. 

A nova legislação, decorrente do PL 4.172/23, altera a lei 10.260/01 e traz condições de amortização para contratos do FIES celebrados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos em 30/6/23. 

Segundo o Governo, atualmente existem 1,2 milhão de contratos inadimplentes no FIES, com saldo devedor de R$ 54 bilhões. 

 (Imagem: Ricardo Stuckert/PR)

Lei sancionada por Lula permite condições benéficas de pagamento a estudantes que tenham contratos com o FIES.(Imagem: Ricardo Stuckert/PR)

Condições

Para aqueles que possuem débitos atrasados há mais de 90 dias, haverá um desconto de 100% dos juros e de até 12% do valor principal para pagamento à vista; ou parcelado em até 150 pagamentos mensais e sucessivos, com 100% de desconto apenas nos encargos.

Nos casos de débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, se o estudante estiver inscrito no CadÚnico ou tenha recebido auxílio emergencial em 2021, haverá desconto de até 99% do valor consolidado da dívida se for quitada integralmente à vista. 

Para aqueles com débitos vencidos há mais de 360 dias, não inscritos no CadÚnico, nem beneficiários do auxílio emergencial em 2021, o desconto será de até 77% do valor consolidado da dívida, se quitada na integralidade.

É estabelecido também um teto de contribuição ao FG-Fies - Fundo Garantidor do Fundo de Financiamento Estudantil, de 27,5%, referente aos aportes sobre as obrigações financeiras das entidades mantenedoras que aderem, voluntariamente, ao programa, após o quinto ano de sua adesão.

A medida visa contornar o quadro de elevada contribuição pelas mantenedoras ao Fundo Garantidor, o que as onera e prejudica sua capacidade de oferta de vagas ao Fies.

Informações: Governo Federal.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA