MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP condena médico que cobrou por cesariana no SUS
Improbidade administrativa

TJ/SP condena médico que cobrou por cesariana no SUS

O colegiado concluiu que o profissional não poderia utilizar o aparato público para cobrar cirurgia particular.

Da Redação

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Atualizado às 18:31

A 3ª câmara de Direito Público do TJ/SP afastou a prescrição e condenou um médico por improbidade administrativa decorrente da cobrança de R$ 1 mil para a realização de uma cesariana e laqueadura de paciente atendida pelo SUS.

As sanções aplicadas foram a perda do montante cobrado, suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa civil no valor correspondente a três vezes o valor do acréscimo patrimonial e a proibição de contratar com o poder público por 10 anos.

A demanda foi proposta pelo MP/SP contra o médico que, na condição de funcionário público, exigiu da paciente e de seu marido a quantia de R$ 1 mil para a realização do parto e laqueadura realizados em hospital público, sendo que somente a cesariana é coberta pelo SUS e o outro procedimento realizado de forma particular.

 (Imagem: Freepik)

Médico que cobrou por cesariana no SUS é condenado por improbidade administrativa.(Imagem: Freepik)

Em 1º grau o processo foi extinto, sem julgamento do mérito, devido ao reconhecimento da prescrição intercorrente dado à atualização na redação da lei de improbidade administrativa.

O relator do recurso, desembargador Kleber Leyser de Aquino, avaliou em seu voto não ser possível o reconhecimento da prescrição intercorrente já que o STF deixou claro que "o novo regime prescricional não tem retroatividade, sendo aplicado apenas a partir da publicação da lei".

Em relação ao mérito, o magistrado apontou que o médico não comprovou que o valor pago se referia apenas à laqueadura e completou que esse fosse o caso, "não poderia utilizar o aparato público, mantido com verbas públicas, para cobrar cirurgia particular".

A decisão foi unânime.

Leia a íntegra do acórdão.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas