MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz manda bloquear bens de mais 40 presos por atos antidemocráticos
Dia da infâmia

Juiz manda bloquear bens de mais 40 presos por atos antidemocráticos

Outro pedido, que abrange mais 42 presos em flagrante, ainda aguarda análise da Justiça.

Da Redação

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Atualizado às 17:54

Nesta segunda-feira, 30, o juiz Federal Francisco Alexandre Ribeiro, da 8ª vara Federal do DF, determinou o bloqueio de bens de 40 presos em flagrante por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Com a decisão, totaliza-se 92 pessoas e sete empresas com o patrimônio bloqueado por financiar ou participar do Dia da Infâmia.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Justiça Federal bloqueia bens de mais 40 participantes dos atos golpistas em Brasília. (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

A determinação atendeu a pedido da AGU. O órgão defende que todos os envolvidos, sejam financiadores ou depredadores, devem responder solidariamente pelo prejuízo causado ao patrimônio público. 

Na decisão magistrado observou que a União juntou ao processo cópias dos autos de prisão e reconheceu existir "fortes indícios, portanto, de que os referidos réus tenham participado dos atos e das manifestações antidemocráticas que culminaram na invasão e na depredação multitudinária das sedes oficiais dos Três Poderes da República, razão por que é absolutamente plausível a tese da União de que eles concorreram para a consecução dos vultosos danos ao patrimônio público, sendo passíveis, portanto, da bastante responsabilização civil, nos termos dos arts. 186, 927 e 942 do CC/02".

O caso está em segredo de Justiça.

Informações: AGU. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas