MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF julgará lei do RJ que permite pagamento de plano de saúde no Pix
Plenário virtual

STF julgará lei do RJ que permite pagamento de plano de saúde no Pix

O julgamento está na pauta do dia 10 ao dia 17 de fevereiro.

Da Redação

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Atualizado em 13 de fevereiro de 2023 14:06

Na semana do dia 10 a 17 de fevereiro o STF analisará, em plenário virtual, a validade de norma do Estado do RJ que amplia as formas de pagamento dos planos privados de assistência à saúde e odontológica, obrigando as operadoras a disponibilizarem modalidades de cartão de crédito, boleto digital e Pix. O relator da ação é o ministro Luís Roberto Barroso.

A ADIn 7.023 foi ajuizada pela Unidas - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde contra a lei 9.444/21 do Estado do Rio de Janeiro.

A entidade alega que a lei além de criar regras que geram graves prejuízos às operadoras, impõe obrigações não previstas em lei Federal e em disparidade com empresas que atuam em outros entes da federação, em violação ao princípio da isonomia. Para a Unidas, os Estados não podem legislar sobre Direito Civil e Comercial, matéria de competência privativa da União.

 (Imagem: Freepik)

STF julgará lei do RJ que permite pagamento de plano de saúde no Pix.(Imagem: Freepik)

Ainda de acordo com a entidade, o setor e o contrato de plano privado de assistência à saúde estão sujeitos à lei Federal 9.656/98 e à regulamentação da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, a quem compete determinar os critérios a serem adotados nos contratos.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas