MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRT-5: Empregada será indenizada por receber salário com atraso
Trabalhista

TRT-5: Empregada será indenizada por receber salário com atraso

Magistrado reformou sentença e sustentou que "diante da não comprovação do pagamento dos salários em dia, tal conduta reprovável exige condenação exemplar".

Da Redação

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Atualizado às 12:22

Trabalhadora que frequentemente recebia salário com atraso deverá ser indenizada por dano moral. A decisão é da 2ª turma do TRT da 5ª região, que determinou que o ISDF - Instituto de Saúde e Direitos da Família indenize uma enfermeira no valor de R$ 3 mil. Os desembargadores integrantes da turma entenderam que os atrasos reiterados no vencimento geraram transtornos na vida da empregada e violaram sua honra e dignidade. Ainda cabe recurso da decisão.

A enfermeira alegou no processo que o atraso na quitação dos salários comprometeu a regularidade das suas obrigações, prejudicando seu sustento e da sua família, o que criou um estado permanente de apreensão. "Toda a situação me trouxe inúmeros prejuízos, entre eles, o fato de não me permitir acumular riquezas ou fazer um pé de meia", declarou a autora da ação.

 (Imagem: Freepik.)

Pagar salário com atraso causa dano moral, decide 2ª turma do TRT-5.(Imagem: Freepik.)

No julgamento no 1º grau, porém, sua demanda foi considerada improcedente.

O relator do acórdão, desembargador Renato Simões, sustentou que o reiterado atraso no pagamento do salário enseja dano moral presumido.

"O empregado, mesmo tendo cumprido regularmente com sua obrigação contratual na certeza do recebimento da contraprestação correspondente, deixa de honrar seus compromissos por longo período, o que atinge sua dignidade, justificando a condenação compensatória."

O magistrado ressaltou na decisão, "diante da não comprovação do pagamento dos salários em dia, conduta reprovável que exige condenação exemplar, reformo a sentença para deferir o pleito de pagamento de indenização por danos morais arbitrados."

Quanto à quantificação da indenização, os desembargadores da 2ª turma pontuaram que deveriam ser observados aspectos atinentes à real gravidade do dano, sua repercussão, a capacidade do agente infrator e o caráter educativo da pena.

"Sendo assim, arbitro o valor da indenização no valor de R $3 mil, conforme praticado por esta turma nestes casos, aplicando-se, ainda, a Súmula 439 do TST."

Confira aqui a decisão.

Informações: TRT-5.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas