MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ mantém preso motorista escolar acusado de estupro de vulnerável
Julgamento | Sessão

STJ mantém preso motorista escolar acusado de estupro de vulnerável

Segundo o colegiado, o juízo de 1º grau havia fundamentado de forma adequada a prisão preventiva do denunciado.

Da Redação

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Atualizado às 17:36

Nesta terça-feira, 7, a 6ª turma do STJ manteve prisão preventiva de um motorista escolar acusado de molestar, ao menos, cinco crianças entre 8 e 11 anos, durante o trajeto até a escola. Segundo o colegiado, apesar do denunciado alegar que padece de doenças as quais justificariam sua prisão domiciliar, tais problemas de saúde não foram devidamente comprovados nos autos.

Entenda

O denunciado recorreu de decisão de 1º grau que decretou sua prisão preventiva. A defesa do réu alega que o homem é idoso e possui inúmeras doenças, motivo pelo qual necessita de constante e regular atendimento médico, peculiaridade que o sistema carcerário brasileiro não possui condições de fazê-lo.

 (Imagem: Freepik)

6ª turma do STJ mantém prisão de motorista escolar acusado de estupro de vulnerável.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o pedido, a ministra Laurita Vaz, relatora do caso, destacou que a referida prisão preventiva está devidamente fundamentada, devido a periculosidade do agente e ao risco de reiteração delitiva. "A fundamentação é adequada ao caso", asseverou.

"O juízo que decretou essa prisão preventiva fundamentou, ainda, o periculum libertatis do denunciado."

No mais, a relatora destacou, segundo já constatado pelo juízo de 1º grau, os problemas de saúde alegados pelo homem não foram devidamente comprovados no processo.

"Sobre a substituição da custodia cautelar em estabelecimento prisional ela prisão domiciliar, a Corte de origem aponta que não restou comprovada a sua necessidade pois 'não se fez prova de maneira pré-constituída de que o estabelecimento prisional não dispõe de equipe de saúde ou mesmo da inexistência de espaço adequado para isolamento'. A alteração dessa conclusão demandaria necessariamente o reexame do conjunto fático probatório dos autos. Providência incabível nessa via."

Nesse sentido, a ministra negou provimento ao agravo regimental. O colegiado, por unanimidade, acompanhou o entendimento. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas