MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ remete processo contra Delúbio Soares à Justiça Eleitoral
Operação Lava Jato

STJ remete processo contra Delúbio Soares à Justiça Eleitoral

Ministro Ribeiro Dantas reconheceu a incompetência da Justiça Federal para julgar processo da Lava Jato.

Da Redação

quarta-feira, 8 de março de 2023

Atualizado às 14:50

O ministro Ribeiro Dantas, do STJ, concedeu liminar reconhecendo a incompetência da 13ª vara Federal de Curitiba/PR para julgar o processo da operação Lava Jato referente ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, que cumpriu dois anos de prisão por lavagem de dinheiro. O relator tornou nula a ação penal, remetendo o processo à Justiça Eleitoral. 

A defesa de Delúbio, representada pelo advogado Pedro Paulo de Medeiros, enaltece a decisão. "Trata-se de um momento histórico por ter finalmente reconhecido, após anos de prisão ilegal de Delúbio, a ilegalidade e arbitrariedade que revestiram a Lava Jato durante estes anos. Com essa decisão, Delúbio não ostenta mais qualquer condenação criminal ou antecedente negativo", diz. Ele lembra que essa é a segunda vitória de Delúbio Soares, já que em 2021 ele já havia anulado e arquivado uma outra ação penal, também na Lava Jato. 

 (Imagem: André Borges/Folhapress)

STJ anula ação penal contra Delúbio Soares por incompetência da Justiça Federal de julgar processo da Lava Jato.(Imagem: André Borges/Folhapress)

Na decisão, o ministro determinou a remessa dos autos à Justiça Eleitoral.

"Foram efetuados pagamentos de dívidas eleitorais, o que, de fato, evidencia a competência material de Justiça Eleitoral para o julgamento do processo-crime dos crimes comuns perpetrados com crime eleitorais, nos moldes do reconhecido pelo STF, no julgamento do Inquérito 4435/DF, tratando-se de incompetência absoluta, o que, portanto, não se convalida, ainda que não tenha sido formalmente descrito crime eleitoral na peça acusatória, dada a presença de inequívoco contexto eleitoral indicativo da prática de delitos dessa natureza a atrai a competência da Justiça especializada. Tal entendimento, decerto, impede que o acusador escolha o juízo da causa e evita que ele manipule a tipificação legal para evitar a Justiça Eleitoral."

O escritório Pedro Paulo de Medeiros Advocacia Criminal atua no caso.

Veja a decisão.

Pedro Paulo de Medeiros Advocacia Criminal

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...