MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Twitter não indenizará site que recebeu selo de conteúdo enganoso
Fake news

Twitter não indenizará site que recebeu selo de conteúdo enganoso

TJ/SP afastou a alegação de violação à liberdade de expressão.

Da Redação

sábado, 25 de março de 2023

Atualizado em 23 de março de 2023 14:18

A 3ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve decisão que negou indenização a um site de notícias que publicou fake news sobre a vacinação contra covid-19 e recebeu selo de conteúdo enganoso no Twitter.

Segundo os autos, a revista online veiculou reportagem relacionando 12 mil mortes nos Estados Unidos à vacinação - fato que acabou desmentido por diversos outros meios de comunicação. Diante disso, a apelada fez valer uma regra que prevê a aplicação do selo a postagens que tragam "informações falsas ou enganosas sobre a segurança ou a ciência por trás de vacinas aprovadas ou autorizadas".

 (Imagem: Freepik)

Site publicou conteúdo falso sobre a covid-19.(Imagem: Freepik)

No entendimento da turma julgadora, não houve prática de ato ilícito pela rede social, uma vez que a reportagem veiculada pela requerente foi, de fato, tendenciosa. "Há várias formas de se transmitir uma informação falsa, dentre as quais está a deturpação de informações verdadeiras", frisou o relator do acórdão, desembargador Carlos Alberto de Salles, que também afastou a alegação de violação à liberdade de expressão, por três razões.

"Primeiro, porque não houve exclusão do conteúdo. Segundo, porque liberdade de expressão e informação não se confunde com liberdade para se espalhar desinformação, ainda mais quando se envolver a saúde pública. Terceiro, porque, na condição de usuária da rede social, a apelante deve obedecer às regras de uso da plataforma."

Ainda segundo o relator, o dever de neutralidade previsto pelo Marco Civil da Internet não pode servir como fundamento para justificar publicações de notícias falsas, tampouco para afastar dos provedores a responsabilidade de evitar a difusão delas.

"Importante ressaltar que atividades moderadoras praticadas pelos provedores de conteúdo são essenciais para se evitar a propagação de fake news, uma vez que, em sentido contrário, esperar qualquer medida judicial implicaria fatalmente a perda de eficácia dessa medida, devido ao tempo decorrido em que essas notícias permaneceram e foram compartilhadas na rede."

Leia o acórdão.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas