MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Rosa Weber visita indígenas e promete pautar questão do marco temporal
Compromisso

Rosa Weber visita indígenas e promete pautar questão do marco temporal

Bem recebida, a ministra ganhou presentes e foi batizada pelo povo Kanamari como Raminah Kanamari.

Da Redação

sexta-feira, 24 de março de 2023

Atualizado às 16:25

A presidente do STF e do CNJ, ministra Rosa Weber, esteve no Amazonas onde visitou, na última terça-feira, 21, a Aldeia Paraná, no Vale do Javari/AM.

Acompanhada de magistrados do CNJ, o objetivo da missão seria aproximar o Judiciário das populações indígenas.

No encontro, a ministra prometeu pautar, ainda no primeiro semestre de 2023, o processo que discute o fim do marco temporal da demarcação de terras.

Muito bem recebida, a ministra ganhou diversos presentes dos povos e foi batizada pelo povo Kanamari como Raminah Kanamari.

Rosa ainda afirmou que trabalhará para publicação de uma Constituição em língua indígena e disse ter imensa preocupação com o meio ambiente.

Veja imagens exclusivas da visita:

Marco temporal

A questão é tratada no RE 1.017.365, com repercussão geral, que discute se a data da promulgação da CF/88 deve ser adotada como marco temporal para definição da ocupação tradicional da terra por indígenas.

O julgamento já teve início, mas foi interrompido por pedido de vista e voltará à pauta de julgamentos.

Pleitos

Na chegada à aldeia, que agrega o povo Marubo, a ministra Rosa Weber ouviu de diversas lideranças preocupações com o aumento da vulnerabilidade da comunidade e das florestas em razão do avanço do garimpo, do sucateamento da Funai e da falta de políticas públicas.

 (Imagem: Migalhas/Redação)

Ministra Rosa Weber visita aldeia indígena no Amazonas.(Imagem: Migalhas/Redação)

Um dos principais pleitos foi a retomada do julgamento sobre o marco temporal. Lideranças e indígenas defenderam que a fixação de um marco representa uma ameaça aos povos indígenas.

"Pedimos que o STF adote a correta interpretação da Constituição Federal, que garante que o governo Federal proteja nosso território. Antes de 1500 a gente já estava aqui, não podemos estar submetidos a um marco temporal. A não aprovação da tese do marco temporal é importante para a manutenção dos direitos conquistados pelo movimento indígena ao longo da história", afirma documento assinado pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) e lido pelas lideranças.

 (Imagem: Migalhas/Redação)

Ministra Rosa Weber visita aldeia indígena no Amazonas.(Imagem: Migalhas/Redação)

A ministra ouviu ainda relatos de lideranças ameaçadas de morte pelos garimpeiros. Eles agradeceram a presença do Estado na aldeia, afirmaram ter um grande respeito pelo STF, mas pediram que a Corte faça com que os direitos indígenas sejam efetivados na prática.

A indígena Nazaré Marubo falou durante o encontro em sua língua indígena e pediu ajuda para manter o meio ambiente saudável.

Após ouvir a tradução, a ministra Rosa afirmou que trabalhará para publicação de uma Constituição em língua indígena e disse ter imensa preocupação com o meio ambiente.

"Por isso escolhi a Amazônia para a primeira viagem como presidente STF e do CNJ."

Ao final, ela apresentou os cartazes que informam sobre os direitos dos presos em audiências de custódia traduzidos em línguas indígenas e afirmou às lideranças que a ação sobre o marco temporal será levada a julgamento até junho.

 (Imagem: Migalhas/Redação)

Ministra Rosa Weber visita aldeia indígena no Amazonas.(Imagem: Migalhas/Redação)

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...