MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ vai investigar juiz por condução na operação Caixa de Pandora
Reclamação

CNJ vai investigar juiz por condução na operação Caixa de Pandora

Neste mês, Barbagalo decidiu pela prescrição do crime de formação de quadrilha para o ex-governador José Roberto Arruda e mais 19 réus

Da Redação

terça-feira, 28 de março de 2023

Atualizado em 29 de março de 2023 07:58

O CNJ abriu reclamação disciplinar contra o juiz de Direito Fernando Brandini Barbagalo, do DF, por condução de processos na operação Caixa de Pandora.

Em 2009, a ação revelou esquema de corrupção envolvendo a cúpula do Governo do DF, além de parlamentares e funcionários públicos.

Neste mês, Barbagalo decidiu pela prescrição do crime de formação de quadrilha para o ex-governador José Roberto Arruda e mais 19 réus.

Em documento enviado à Corte, o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, deu prazo de 15 dias para que sejam encaminhadas informações sobre eventuais processos administrativos que envolvam Barbagalo e outros juízes com atuação nas ações.

"A decisão que reconheceu a prescrição de um dos crimes imputados aos réus, mais do que referenciar entendimento de natureza jurisdicional, revela possível demora injustificada e desídia na condução dos casos, capazes de impedir a sua escorreita conclusão, inobstante a tramitação dos processos por longo tempo."

 (Imagem: G.Dettmar/CNJ)

Corregedoria abre reclamação contra juiz que conduziu processos da Caixa de Pandora.(Imagem: G.Dettmar/CNJ)

O ministro solicitou à corregedoria-Geral de Justiça do TJ/DF que, no prazo de 15 dias, encaminhe informações a respeito de pedidos de providências e processos administrativos envolvendo os magistrados, com a indicação do tempo de participação de cada um ao longo da tramitação dos processos que envolveram a operação Caixa de Pandora e seus réus.

"Como será melhor detalhado ao longo desse procedimento, há necessidade de se perquirir, na esfera administrativa, se a condução dos processos correlatos pode revelar atuação a macular o previsto na Constituição Federal, na Lei Orgânica da Magistratura e no regramento traçado por este Conselho."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas