MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ altera regras sobre Central Nacional de Indisponibilidade de Bens
CNIB

CNJ altera regras sobre Central Nacional de Indisponibilidade de Bens

Principal mudança consiste na responsabilidade do titular, interventor ou interino por eventuais danos causados a terceiros pelo descumprimento dos deveres nela previstos, sem prejuízo de possível apuração na esfera administrativa-disciplinar.

Da Redação

sexta-feira, 31 de março de 2023

Atualizado às 08:24

Foi publicado e entrou em vigor o provimento 142/23, da Corregedoria Nacional de Justiça, que altera o 39/14, que dispõe sobre a instituição e funcionamento da CNIB - Central Nacional de Indisponibilidade de Bens, destinada a recepcionar comunicações de indisponibilidade de bens imóveis.

A principal inovação trazida pelo provimento 142 consiste na responsabilidade do titular, interventor ou interino por eventuais danos causados a terceiros pelo descumprimento dos deveres nela previstos, sem prejuízo de possível apuração na esfera administrativa-disciplinar.

"Art. 8º .......................................................

§ 1º ..................................................................

§ 2º O responsável pela serventia, nos termos do art. 37, § 6º, da Constituição Federal, responderá pela reparação de danos ocasionados a terceiros pelo descumprimento de seus deveres previstos neste Provimento, sem prejuízo de eventual procedimento administrativo disciplinar, notadamente pelo descumprimento do previsto no caput deste artigo."

Ao editar o provimento, o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, destacou a necessidade de manter a CNIB permanentemente atualizada. A CNIB tem como objetivo receber e divulgar aos usuários do sistema as ordens de indisponibilidades de bens que atinjam patrimônio imobiliário indistinto.

 (Imagem: Gil Ferreira/Agência CNJ)

Corregedoria altera provimento sobre a Central Nacional de Indisponibilidade de Bens.(Imagem: Gil Ferreira/Agência CNJ)

Fiscalização

O novo provimento altera os art. 5.º e 8.º e foi elaborado após a constatação de que várias serventias de registro de imóveis deixaram de cumprir o dever de verificar na Central - pelo menos na abertura e uma hora antes do encerramento do expediente - se existe comunicação de indisponibilidade de bens para impressão ou para importação, visando ao respectivo procedimento registral.

"Art. 5º ..................................................................

§ 1º ..................................................................

§ 2º As ordens de indisponibilidade encaminhadas por ofício à Corregedoria Nacional de Justiça, bem como seus respectivos levantamentos, poderão ser cadastradas diretamente por usuário lotado na unidade, a critério do Corregedor."

O ONR - Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis, responsável pela gestão do CNIB, informou, por meio de nota, que, em cumprimento à determinação da Corregedoria Nacional de Justiça, ativou o módulo de correição on-line, da CNIB, a fim de propiciar a fiscalização e a verificação contínua dos acessos pelos Cartórios de Registro de Imóveis.

A medida permitirá melhor fiscalização, por parte da Corregedoria Nacional de Justiça e das Corregedorias locais, com possibilidade de geração de relatórios quanto às assinaturas em atraso de magistrados, de ordens de indisponibilidades, bem como das serventias que não acessam a CNIB regularmente.

Leia a íntegra do provimento. 

Informações: Agência CNJ de Notícias.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas