MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Papa Francisco diz que caso Lula foi "lawfare" e elogia Dilma
Política

Papa Francisco diz que caso Lula foi "lawfare" e elogia Dilma

Em 2020, o presidente Lula e o jurista Cristiano Zanin estiveram com o papa, e lhe entregaram o livro Lawfare, obra de autoria de Zanin, juntamente com Rafael Valim e Valeska Teixeira.

Da Redação

sexta-feira, 31 de março de 2023

Atualizado em 3 de abril de 2023 14:14

Em recente entrevista, o Papa Francisco se mostrou muito atualizado com as nefastas práticas que se utilizam dos sistemas legais para fins de perseguição pessoal.   

Com efeito, num momento muito singular da igreja, a Quaresma, Sua Santidade concedeu - quatro dias atrás - entrevista ao jornalista Gustavo Sylvestre, do canal argentino C5N

Entre os diversos assuntos abordados, o Papa mencionou, com duras críticas, a condução judicial do caso envolvendo o presidente Lula.

Demonstrando amplo conhecimento dos estratagemas utilizados no chamado Lawfare, Papa Francisco explica que se criam reportagens e mais reportagens, e para condenar basta mostrar o volume das reportagens. Quando se vai procurar o crime, não se encontra. Segundo o Papa, foi o que se deu com o caso Lula. 

O pontífice lembrou também o impeachment de Dilma Rousseff, colocando-o na mesma situação. E acrescentou o sucessor de São Pedro: "é uma excelente mulher, de mãos limpas".

Assista:

ChatGPTLawfare é um termo que se refere ao uso indevido do sistema legal e das leis para fins políticos ou de perseguição pessoal. O termo é uma combinação das palavras "law" (lei) e "warfare" (guerra), sugerindo que a manipulação do sistema legal pode ser usada como uma forma de guerra política.

Em 2020, o presidente Lula e o jurista Cristiano Zanin estiveram com o Papa, em sua residência.

No encontro, que durou cerca de uma hora, eles entregaram a ele o livro "Lawfare: uma introdução", escrito por Cristiano Zanin, Rafael Valim e Valeska Teixeira Zanin Martins.

Ao final daquele encontro, Sua Santidade afirmou que estava feliz por ver o presidente livre.

 (Imagem: Ricardo Stuckert)

Presidente Lula e jurista Cristiano Zanin encontram-se com papa Francisco.(Imagem: Ricardo Stuckert)

Saúde

O Vaticano informou nesta quinta-feira, 30, que o Papa Francisco foi diagnosticado com bronquite infecciosa. O sumo pontífice foi internado em Roma, depois de reclamar de dificuldades respiratórias. Todavia, as autoridades afirmaram que a saúde do Papa melhorou após tomar antibióticos. Que Deus lhe proteja! 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas