MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara: PL prevê reajuste anual de taxas cobradas pelos cartórios
Projeto de lei | Cartórios

Câmara: PL prevê reajuste anual de taxas cobradas pelos cartórios

Os preços serão reajustados pelo IPCA.

Da Redação

sexta-feira, 31 de março de 2023

Atualizado às 14:57

O projeto de lei 448/23, da deputada Luisa Canziani, determina o reajuste anual pela inflação oficial das taxas cobradas pelos cartórios (os emolumentos). A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O índice de atualização será o IPCA, medido pelo IBGE, ou índice específico adotado no Estado onde o cartório se localiza. O projeto altera a lei Federal de emolumentos - lei 10.169/00, que estabelece as normas gerais para a fixação destas taxas.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Fachada do Congresso Nacional, iluminados em verde e amarelo.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Luisa Canziani afirma que a medida visa ajustar as receitas notariais aos seus custos. Segundo ela, a estrutura de um cartório é semelhante à de uma empresa.

"De ano a ano, as despesas sofrem majoração nominal. Por isso, atualizações são fundamentais para a manutenção da atividade e preservação da qualidade da prestação do serviço à população."

Ela afirma ainda que apenas em alguns Estados a regra de recomposição inflacionária é adotada. Pela lei de emolumentos, as taxas cartoriais são fixadas por unidade da federação.

Informações: Câmara dos Deputados.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...