MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP: É nula multa da Artesp sem prévia notificação da concessionária
Multa administrativa

TJ/SP: É nula multa da Artesp sem prévia notificação da concessionária

Edital estabelece que a fiscalização dará prazo à concessionária para realização dos serviços não executados.

Da Redação

terça-feira, 4 de abril de 2023

Atualizado às 15:32

A 4ª câmara de Direito Público do TJ/SP anulou multa administrativa aplicada pela Artesp em decorrência de suposta infração contratual cometida por concessionária de rodovias ao não promover o reparo das defensas metálicas. De acordo com o colegiado, a empresa fez a regularização no prazo estipulado em contrato.

Consta nos autos que a Artesp havia aplicado a penalidade em razão de suposta ausência de reparo na rodovia concedida. Segundo o Edital de Licitação, foi concedido prazo de sete dias, cujo termo inicial, segundo a agência, seria a data da constatação feita no procedimento de fiscalização.

Na Justiça, a defesa da concessionária alegou que não houve violação ao contrato de concessão. Isto porque a regularização do reparo foi executada no prazo previso em edital, contado a partir da data do envio da notificação da Artesp.

Ao analisar o caso, o desembargador Ricardo Feitosa, relator, destacou que não houve descumprimento contratual, uma vez que os reparos foram realizados de forma tempestiva. Segundo ele, deve ser o prazo para execução do serviço deve ser contabilizado a partir da notificação prévia endereçada pela Artesp.

Para fundamentar a vertente, o magistrado asseverou que a necessidade de notificação prévia da concessionária decorre da disposição contida no "anexo 11 do Edital de Licitação", o qual prevê expressamente que "em todos os casos onde a multa é cobrada por infração, a fiscalização dará prazo à concessionária para realização dos serviços não executados e, no caso do não cumprimento, a multa passará a ser diária".

Nesse sentido, julgou procedente a ação para declarar a nulidade da multa aplicada. O colegiado, por maioria, acompanhou o entendimento.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP anula penalidade aplicada pela Artesp sem a prévia notificação da concessionária.(Imagem: Freepik)

Os advogados Jorge Henrique de Oliveira Souza, Aline Carvalho e Isabella Trevisan Padilha, do escritório Tojal | Renault Advogados, atuam na defesa da concessionária.

Leia o acórdão.

Tojal | Renault Advogados

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...