MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Réus acusados de golpe bancário têm bens arrestados pela Justiça de SP
Golpe

Réus acusados de golpe bancário têm bens arrestados pela Justiça de SP

Pedidos foram apresentados por uma instituição financeira que, após ser vítima de um golpe, buscou o ressarcimento dos valores creditados em conta de terceiros.

Da Redação

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Atualizado em 20 de abril de 2023 13:16

A juíza de Direito Maria Cecilia Monteiro Frazão, da 6ª vara Cível do TJ/SP, deferiu liminarmente pedido de arresto de bens feito por uma instituição financeira, vítima de um golpe, que buscava ressarcimento de valores creditados em conta de terceiros. Segundo consta nos autos, o valor de R$ 5 mil reais foi creditado em um aplicativo de pagamentos em que o suspeito da prática sempre recebia valores de forma semelhante e ilícita.

 (Imagem: Pexels)

Os valores roubados eram creditados em um aplicativo de pagamentos que concede carteira digital.(Imagem: Pexels)

Ao analisar o caso, a magistrada cita que "nesta fase de cognição sumária, temos a comprovação da apuração da fraude e recepção pelo requerido dos valores, o que demonstra a plausibilidade do direito alegado pelo autor. De outra banda, a existência de outras ações revela a possibilidade de o autor sofrer dano irreparável ou de difícil reparação, podendo, ao final, não recuperar o valor obtido pelo réu".

Em caso semelhante, também no TJ/SP, na 4ª vara Cível de Mauá/SP, o juiz de Direito José Wellington Bezerra da Costa Neto afirma na sentença que "o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo mostra-se também presente tendo em vista a possibilidade de esvaziamento patrimonial, sendo de boa cautela a efetivação de arresto preventivo, visando resguardar os interesses da parte autora".

Em ambas as situações, foi determinada a medida cautelar de arresto, que é comum no início de processos de execução, com o objetivo de bloquear ou apreender bens para assegurar o futuro pagamento de uma dívida. O arresto foi deferido e classificado como urgente, visando garantir que o requerente receba o que lhe é de direito ainda na fase de conhecimento.

"As decisões dos magistrados foram assertivas e decisivas para coibir a prática de golpes e fraudes que tem se tornado recorrentes e perigosas para instituições financeiras idôneas, que prezam pela segurança de seus clientes e que disseminam conhecimento constantemente acerca de tais crimes", afirma Peterson dos Santos, advogado e sócio-diretor da EYS Sociedade de Advogados, escritório que atua no processo.

Dessa forma, os juízes deferiram o pedido de arresto feito pelos bancos para recuperar os valores perdidos nos golpes.

Veja a primeira e a segunda sentença.

EYS Sociedade de Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas