MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Não compete à Justiça brasileira inventariar bens no exterior
Sucessão e partilha

STJ: Não compete à Justiça brasileira inventariar bens no exterior

A relatora, ministra Maria Isabel Gallotti, concluiu que o juízo brasileiro deve limitar-se aos bens localizados em território nacional. O entendimento foi unânime.

Da Redação

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Atualizado às 12:20

Em decisão proferida nesta terça-feira, 18, a 4ª turma do STJ entendeu que não compete à Justiça brasileira o processamento do inventário e partilha de bens localizados no exterior. A relatora, ministra Maria Isabel Gallotti, concluiu que o juízo brasileiro deve limitar-se aos bens localizados em território nacional. O entendimento foi unânime.

No caso em tela, filhos de homem falecido recorrem de decisão do TJ/RJ que determinou que sejam inventariados no Brasil os bens do de cujus localizados no exterior. A Corte fluminense concluiu que mesmo tratando-se de matéria de ordem pública, por força de suposta preclusão lógica, a genitora e representante dos autores da ação teria alegado na Corte do Estado de Nova York a competência da Justiça brasileira para inventariar os bens localizados no estrangeiro.

No STJ, todavia, a relatora entendeu que não foi correta a conclusão do Tribunal de origem e votou pelo provimento do recurso especial.

Gallotti pontuou que o falecido deixou bens nos EUA, no Uruguai e na Suíça e disse que o entendimento consolidado no Tribunal da Cidadania é de que só os bens situados no Brasil serão objeto de inventário e partilha no juízo brasileiro.

Assim, segundo a ministra, cada um dos países deverá ser competente para processar o inventário e partilha dos bens localizados em seus territórios. "Trata-se de regra de ordem pública que não se pode entender derrogada".

 (Imagem: Freepik)

Justiça brasileira irá inventariar apenas os bens localizados em território nacional.(Imagem: Freepik)

A decisão foi unânime. O ministro Marco Buzzi estava impedido.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas