MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Marco civil da internet é suficiente contra fake news, diz advogado
Especialista

Marco civil da internet é suficiente contra fake news, diz advogado

Advogado especializado em Direito Digital e Proteção de Dados, Alexander Coelho, afirma que o ordenamento jurídico já existente no país possui as ferramentas funcionais necessárias para responsabilizar os infratores.

Da Redação

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Atualizado às 16:35

A Câmara votará na próxima terça-feira (02/05) o Projeto de Lei que cria mecanismos para combater as notícias falsas, também conhecido como PL das Fake News (PL 2.630/2020). A informação é do presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL). Os deputados aprovaram urgência na votação, na última terça-feira (25/04).

PL das Fake News cria mecanismos para combater as notícias falsas. (Imagem: Pexels)

PL das Fake News cria mecanismos para combater as notícias falsas.(Imagem: Pexels)

Com origem no Senado - onde já foi aprovada em 2020 -, a proposta estabelece punições para divulgação de conteúdos falsos e contra plataformas digitais que cometerem negligência em relação ao combate à desinformação. O texto está travado desde o ano passado na Câmara, inclusive, a Casa rejeitou por oito votos um requerimento de urgência.

Na avaliação do advogado especializado em Direito Digital e Proteção de Dados, Alexander Coelho, o ordenamento jurídico já existente no país possui as ferramentas funcionais necessárias para responsabilizar os infratores.

O especialista destaca que isso ocorre pela atual redação do Marco Civil da Internet, e a existência de outros dispositivos legais capazes de possibilitar evitar a disseminação de conteúdos danosos. "Isso tudo se soma também à autorregulação dos provedores de aplicação", avalia.

Godke Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas